O turismo em Venda Nova do Imigrante apresentou crescimento. É o que demonstra a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo Ministério do turismo (Mtur), divulgada na última sexta-feira (16). O município subiu de categoria, passando de “D” para “C”. Além de demonstrar força na atividade turística, a melhoria na classificação dá a Venda Nova acesso a mais recursos.
Apenas 15 cidades capixabas que participam do mapa estão classificadas como “C”. “Acredito que essa melhoria seja reflexo do aumento dos trabalhos formais e também do número de turistas. É uma posição excelente que nos dá um diferencial em relação a outros municípios”, comenta Marco Grillo, secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.
Após subir de nível, Venda Nova passa a ter um limite de R$ 400 mil por ano do Mtur para apoio a eventos que gerem fluxo turístico. Somente cidades classificadas de “A” até “D” podem pleitear esse apoio, mas todos os municípios do Espírito Santo presentes no mapa são aptos a solicitar recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico, sinalização turística, dentre outros.
Além de Venda Nova, outras 14 cidades subiram de classificação. No geral, o Estado tem dois municípios na categoria “E”; 35 na “D”; 15 na categoria “C”; nove classificados como “B”; e um (Vitória) na categoria “A”.
Fonte: asscom/PMVNI