Venda Nova é a 1ª Cidade Inteligente do ES e terá melhorias em serviços de iluminação, segurança e internet gratuita

O município de Venda Nova do Imigrante é, oficialmente, o pioneiro na implementação de uma cidade inteligente capixaba. Na última sexta-feira, a Prefeitura publicou o edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para os serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e usinas fotovoltaica.

O projeto da PPP foi desenvolvido em uma colaboração envolvendo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Conforme indicado nos estudos de viabilidade, a PPP de Cidade Inteligente que será implementada em Venda Nova do Imigrante proporcionará melhorias nos serviços públicos à comunidade, resultando em economia e promovendo a sustentabilidade do município.

“A publicação desse edital é um passo importante para transformar a infraestrutura de Venda Nova do Imigrante, trazendo soluções inovadoras em tecnologia, segurança e sustentabilidade. Estamos confiantes de que essa Parceria Público-Privada trará ganhos reais para a gestão pública e, principalmente, para o dia a dia da população. Estamos muito felizes de Venda Nova ser o primeiro município do ES Inteligente a executar essa licitação. Agradecemos a parceria do Bandes, Governo do Estado e do IPGC para tornar esse avanço possível”, destacou o prefeito do município, Dalton Perim.

Para o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, a iniciativa constitui o pontapé inicial do avanço na modelagem de soluções sustentáveis para os municípios capixabas. “O projeto de Venda Nova do Imigrante é emblemático para o nosso Estado. Além de envolver toda a inovação tecnológica prevista, a estruturação da concessão também prioriza eficiência e segurança jurídica. Foi um longo trabalho desempenhado pelo Bandes e pelo IPGC, para que a fundamentação da modelagem fosse viável e atrativa para investidores e, ao mesmo tempo, garantisse ao município a entrega de serviços públicos com mais qualidade e menor custo em longo prazo”, frisou Marcos Kneip.

A contratação da concessão administrativa terá prazo de 25 anos e adota como critério o menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração Pública. Os envelopes com os documentos de credenciamento, proposta econômica e habilitação devem ser entregues até as 8h30 do dia 10 de junho de 2025, no Protocolo Central da Prefeitura. A sessão pública de abertura será no mesmo dia, às 9h, na sede da Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão disponíveis no site oficial da prefeitura. Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail: licitacao@vendanova.es.gov.br.

Acesse o EDITAL 000001 / 2025 – Concorrência Pública  – PPP

Detalhes do projeto

Um dos benefícios será a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED em 2,8 mil pontos de iluminação pública, oferecendo maior eficiência energética. Além disso, o plano inclui a instalação de uma rede de telecomunicações, composta por 40 quilômetros de fibra óptica e de 18 pontos de acesso à internet gratuita para os cidadãos. Essa infraestrutura será interconectada e atenderá também às necessidades de 44 edifícios públicos locais.

Como uma das grandes contribuições para a vida urbana, vale destacar a instalação de um centro de monitoramento 24h, composto por 42 câmeras de vigilância. Enquanto uma solução para a segurança local, estudos estimam que os equipamentos possam auxiliar com uma redução de mais de 76% nos furtos de veículos.

Outro tópico da parceria público-privada indica a criação, operação e manutenção de uma microusina solar fotovoltaica, com potência de 750 kilowatt-pico (kWp). Toda a energia gerada deverá ser direcionada para abastecimento dos edifícios municipais, reduzindo, assim, os custos com tarifas de eletricidade.

Saiba mais sobre o ES Inteligente

O Programa ES Inteligente tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo como coordenador técnico e conta com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) como parceiro para a operacionalização. O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Desse modo, o ES Inteligente oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, gestão e manutenção de centros de saneamento básico.

O programa conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC, permitindo uma análise ideal das demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e um melhor uso dos recursos públicos, como, por exemplo, em planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

A adesão ao programa é feita via preenchimento de requerimento presente no site do Bandes, sendo necessário o envio da comprovação de identificação e da qualificação completa do município ou consórcio e dos representantes legais.

Acesse o EDITAL 000001 / 2025 – Concorrência Pública  – PPP

Confira mais Notícias

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante