Sem categoria

Venda Nova é candidata a sede dos Jogos dos Jovens Trentinos

Para fortalecer a cultura trentina entre os descendentes, o Circolo Trentino de Venda Nova do Imigrante inscreveu o município como candidato a sede das próximas edições dos Jogos dos Jovens Trentinos Brasileiros, realizados a cada dois anos. A quinta edição da gincana cultural foi realizada no último fim de semana, na cidade de Nova Trento (SC), e pela primeira vez contou com uma delegação de jovens vendanovenses.

 

O grupo teve 14 integrantes, entre eles o diretor cultural da Associação Festa da Polenta- Afepol, Luciano Stelzer; e o gerente de atividades técnicas e administrativas da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Helder Zambom. A viagem contou com apoio do Circolo Trentino de Venda Nova, Afepol, Prefeitura e Associação Turística de Pedra Azul- ATPA.

Diferente de uma competição esportiva, os jogos trentinos englobam disputas de jogos tradicionais trentinos, a exemplo da "briscola", "scopa" e "truco"(baralho), mora e bocha, além de provas que exigem conhecimento dos dialetos e da língua italiana oficial.

 

O evento, organizado pelo Grupo Jovem Nacional, é promovido para integrar a comunidade de descendentes do Brasil e difundir a cultura dos antepassados italianos, oriundos do Trentino Alto-Adige, região do Norte da Itália. Esse ano, os Jogos contaram com a participação de jovens de: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Durante a gincana, nesse fim de semana, o presidente do Circolo Trentino de Venda Nova, Miguel Zandonade Feitoza, e o coordenador do Grupo Jovem local, Leandro Fidelis, oficializaram a candidatura do município a sede do evento. “Nosso grupo está empenhado em promover nossa candidatura”, disse Miguel.

 

Para 2014, Venda Nova concorre com Curitiba (PR) e Piracicaba (SP). A escolha vai depender da melhor proposta apresentada pelos Circolos.

Confira mais Notícias

Coleta de lixo em Venda Nova terá horários diferenciados no período de Natal e Ano Novo

PRF reforça fiscalização nas rodovias federais do ES durante o feriado de Consciência Negra

Venda Nova realiza cerimônia de Juramento à Bandeira nesta sexta-feira (11)

Polícia Civil prende pessoas e apreende drogas, armas e dinheiro em operação no Caparaó

Decreto define Medicina, Direito e Odonto como cursos presenciais

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino com programas locais de soluções financeiras e capacitação

Sicredi Aliança realiza assembleia de associados em formato digital