Venda Nova é exemplo de educação para crianças da rede pública do Brasil

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Venda Nova do Imigrante foi destaque em estudo feito pelo Instituto Ayrton Senna que aponta a formação continuada do professor como solução para a educação brasileira. A pesquisa mostrou que essa capacitação melhora o desempenho do aluno em até 70% e que a qualidade das especializações é mais importante que suas cargas horárias.

No município, os professores são capacitados com foco nas possibilidades das crianças atendidas e na apropriação do espaço escolar pela família. O projeto "Escola: Educação de Acolhimento, Desenvolvimento e Aprendizagem" é desenvolvido junto aos profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino, com apoio do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS.

O projeto cria condições de trabalho para que os participantes desejem e realizem transformações na realidade educacional das escolas públicas de Venda Nova. Durante quatro anos, os trabalhos envolveram professores, diretores, coordenadores, pedagogos, técnicas da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e outros profissionais da educação. Em 2014, a formação acontece diretamente com os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.

Como resultados houve o desenvolvimento do hábito de leitura nos educadores, crianças com mais autonomia, além da independência e do desejo de ir à escola. “Elas repetem ou criam em casa atividades, jogos, brincadeiras e histórias que aprendem na escola, contagiando toda a família. E com isso, as famílias ficam mais próximas da escola, apoiando a execução do projeto”, avalia a superintendente executiva do IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi.

Arquivo FMZ

De acordo com uma das coordenadoras de educação infantil da Prefeitura de Venda Nova, Vanice Brunelli, antes da implantação do projeto "Escola", a realidade da educação infantil no município seguia o modelo normalmente difundido na maioria das cidades: creches mais assistencialistas que educacionais.

"Passamos a privilegiar a prática em sala de aula à teoria e criamos comissões formadas por pais, corpo escolar, diretores e profissionais da Secretaria de Educação para avaliar as instituições. O resultado foi fantástico porque as comissões passaram a mostrar as demandas diretamente ao prefeito", destacou Vanice.

Ainda segundo a coordenadora, as melhorias abrangem estrutura física, material e plano pedagógico. Um exemplo foi a intervenção no pátio onde acontecem as brincadeiras das crianças, que se tornou mais divertido com brinquedos.

E-book

A experiência vendanovense aparece em destaque em um "e-book" lançado nessa segunda-feira (07), pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. O evento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim.

Durante o lançamento, o Instituto mostrou um estudo inédito sobre a formação oferecida aos professores que lecionam nas salas de aula do país. A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Boston Consulting Group (BCG), tendo por base um levantamento realizado com quase 3.000 educadores, especialistas e secretários de Educação de todo o Brasil.

Os resultados do trabalho apontam, entre outros dados, que bons professores podem impactar a renda futura agregada de uma classe de 20 alunos em até 400 mil dólares.

Confira mais Notícias

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025