* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Venda Nova do Imigrante foi destaque em estudo feito pelo Instituto Ayrton Senna que aponta a formação continuada do professor como solução para a educação brasileira. A pesquisa mostrou que essa capacitação melhora o desempenho do aluno em até 70% e que a qualidade das especializações é mais importante que suas cargas horárias.
No município, os professores são capacitados com foco nas possibilidades das crianças atendidas e na apropriação do espaço escolar pela família. O projeto "Escola: Educação de Acolhimento, Desenvolvimento e Aprendizagem" é desenvolvido junto aos profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino, com apoio do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS.
O projeto cria condições de trabalho para que os participantes desejem e realizem transformações na realidade educacional das escolas públicas de Venda Nova. Durante quatro anos, os trabalhos envolveram professores, diretores, coordenadores, pedagogos, técnicas da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e outros profissionais da educação. Em 2014, a formação acontece diretamente com os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.
Como resultados houve o desenvolvimento do hábito de leitura nos educadores, crianças com mais autonomia, além da independência e do desejo de ir à escola. “Elas repetem ou criam em casa atividades, jogos, brincadeiras e histórias que aprendem na escola, contagiando toda a família. E com isso, as famílias ficam mais próximas da escola, apoiando a execução do projeto”, avalia a superintendente executiva do IJBS, Marlene Piazzarollo Zandonadi.
![]() |
Arquivo FMZ |
De acordo com uma das coordenadoras de educação infantil da Prefeitura de Venda Nova, Vanice Brunelli, antes da implantação do projeto "Escola", a realidade da educação infantil no município seguia o modelo normalmente difundido na maioria das cidades: creches mais assistencialistas que educacionais.
"Passamos a privilegiar a prática em sala de aula à teoria e criamos comissões formadas por pais, corpo escolar, diretores e profissionais da Secretaria de Educação para avaliar as instituições. O resultado foi fantástico porque as comissões passaram a mostrar as demandas diretamente ao prefeito", destacou Vanice.
Ainda segundo a coordenadora, as melhorias abrangem estrutura física, material e plano pedagógico. Um exemplo foi a intervenção no pátio onde acontecem as brincadeiras das crianças, que se tornou mais divertido com brinquedos.
E-book
A experiência vendanovense aparece em destaque em um "e-book" lançado nessa segunda-feira (07), pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. O evento contou com a participação do ministro da Educação, Henrique Paim.
Durante o lançamento, o Instituto mostrou um estudo inédito sobre a formação oferecida aos professores que lecionam nas salas de aula do país. A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Boston Consulting Group (BCG), tendo por base um levantamento realizado com quase 3.000 educadores, especialistas e secretários de Educação de todo o Brasil.
Os resultados do trabalho apontam, entre outros dados, que bons professores podem impactar a renda futura agregada de uma classe de 20 alunos em até 400 mil dólares.