* Por Leandro Fidelis
No seu primeiro ano de participação, Venda Nova está com um ótimo resultado no Campeonato Estadual de Bocha, organizado pela Federação Espíritossantense. Jogando quase todas as rodadas do mês de julho em casa, o município está em segundo lugar na classificação geral.
O campeonato começou em junho e vai até 9 de novembro. Além de Venda Nova, participam equipes de Vitória, Vila Velha e Marechal Floriano. O Clube Ítalo Brasileiro, da capital, está na frente com 23 vitórias. Venda Nova tem 21 e em 3º está Camburi, com 20 pontos.
Os jogos são disputados individualmente, em dupla ou em trio. Até a rodada do último fim de semana foram 432 jogos. Segundo o vice-presidente da Federação, Celso Santiago, o recém-inaugurado Campo Municipal de Venda Nova sediará quatro rodadas da competição este mês.
Está realizado o sonho de Venda Nova. Os outros participantes são muito acolhedores e está sendo muito gratificante participar do Campeonato Estadual, disse Josélio Tessaro, da comissão organizadora do Municipal de Venda Nova.
A cada rodada são duas partidas. No próximo dia 19 (sábado), será a vez de Marechal Floriano e Álvares Cabral. Já no dia 26, jogam AABB e Prainha (Vila Velha).
O trio vendanovense é responsável pela 2ª colocação no Estadual. É formado pelos jogadores Genaro Cunha, um veterano, e Lucas Altoé e Edu Berudio Klein, ambos com 21 anos.
Apesar da pouca idade, o gráfico Edu Klein, é um dos jogadores mais experientes do município e acha uma ótima oportunidade participar do Estadual. Conheci muita gente e estou aprendendo novas regras. Pela primeira vez participando, estamos fazendo o dever de casa direitinho, diz.
Para o próximo ano, já sinalizaram interesse em participar do Estadual os municípios de Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Santa Teresa.
No Campeonato Municipal de Venda Nova, as 18 equipes disputaram a 6ª rodada no último domingo. No Grupo A, quem lidera é Dom Bosco, enquanto no Grupo B, está na frente o Bar do Tchê.
Bocha nas olimpíadas
De tradicional a esporte olímpico. A bocha pode virar modalidade olímpica nas edições de 2012, em Londres. A Confederação Internacional de Bocha fará uma demonstração do jogo para o Comitê Olímpico em Pequim, na China, este ano, para tentar essa inclusão.
As informações são da Federação Espíritossantense de Bocha, filiada à Confederação Brasileira de Bocha e Bolão, esta por sua vez ligada à Sul-Americana. Parece que não, mas a bocha é um esporte praticado em todo o mundo, com regulamento oficial que pode torná-lo olímpico.
A Itália detém os melhores jogadores do mundo. Embora mais incorporado na cultura dos italianos e seus descendentes, a bocha surgiu há pelo menos 4.000 anos no Egito, afirma Celso Santiago, vice-presidente da Federação Capixaba.
A intenção, de acordo com Santiago, é melhorar ainda mais a prática do esporte, que envolve homens, mulheres e jovens de todas as idades e tipos físicos.
– Veja mais imagens na Galeria de Fotos deste site!