Venda Nova ganhará sede dos Bombeiros em um ano

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Uma ordem de serviço foi assinada na tarde desta sexta-feira (11), em Venda Nova do Imigrante, para a construção da unidade do Corpo de Bombeiros no município. A previsão é de que a unidade comece a operar dentro de um ano, atendendo a outros sete municípios.

O investimento total na obra e em equipamentos é de cerca de R$ 3,5 milhões. A 2ª Companhia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros ocupará uma área de 2.800 metros quadrados, sendo 1.142 m² de construção. O terreno foi adquirido pela Prefeitura no Distrito de São João de Viçosa, às margens da BR-262.

De acordo com o major Leonardo Carnielli, as Seção de Planejamento do Corpo de Bombeiros, o efetivo contará com 47 bombeiros militares, e o processo seletivo para preenchimento das vagas ainda não tem data para acontecer. “Quando a obra for entregue, os bombeiros já estarão convocados. São necessários nove meses para prepará-los.”

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, o subsecretário de Integração Institucional da Segurança Pública, Guilherme Pacífico, e o coordenador estadual de Defesa Civil, Carlos Marcelo D'Isep.
Leandro Fidelis

A unidade de Venda Nova continuará subordinada ao 4º Batalhão de Marechal Floriano. Além do município-sede, serão atendidos Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Iúna, Irupi e Ibatiba que, juntos, tem população estimada de 154.963 habitantes.

Atualmente, o tempo-resposta médio para a região de abrangência do Batalhão de Marechal é de 1h47. Com a implantação da nova unidade, a expectativa é de que o atendimento passe a ser feito em até 50 minutos.

“Teremos uma grande redução do tempo-resposta com a implantação de outras unidades no Estado”, destacou o major Carnielli.

Leandro Fidelis

Ainda segundo o major, a companhia contará com três guarnições, uma de busca e salvamento, outra de prevenção e combate a incêndios e uma terceira de atendimento pré-hospitalar.

Além disso, prestará serviços de vistoria de prevenção contra incêndio e pânico para regularização de edificações comerciais e residenciais.

 

Expansão

A implantação da unidade dos Bombeiros faz parte do Plano de Expansão da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Atualmente, são 11 unidades distribuídas pelo Espírito Santo e, de acordo com o subscretário de Integração Institucional da Segurança Pública, Guilherme Pacífico, o plano prevê para este inaugurar em Anchieta, Guaçuí e São Mateus.

“Trata-se de um plano integrado que contempla a segurança pública e a defesa social. O Corpo de Bombeiros é um elo importante nesse segmento. A unidade de Venda Nova fica em uma área de desenvolvimento do Espírito Santo, onde a reivindicação da comunidade é bem antiga”, declarou Pacífico.

Após a construção das novas unidades, serão 15 os municípios que contarão com unidades operacionais dos Bombeiros: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Guaçuí, Nova Venécia e Venda Nova.

Confira mais Notícias

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!