Venda Nova ganhou projeto de Oscar Niemeyer

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

No Estado órfão de um traço de Oscar Niemeyer, a cidade de Venda Nova do Imigrante por pouco não ganhou um projeto do famoso arquiteto, morto no último dia 5. A pedido de padre Cleto Caliman, o homem que projetou Brasília desenhou, na década de 60, a sede do Instituto Salesiano Pedro Palácios (Colégio Salesiano), mas a obra não saiu do papel por falta de recursos.

 

O arquivo veio à tona na semana em que o Brasil se despediu do arquiteto de 104 anos. A família Caliman guarda uma foto enviada por padre Cleto ao sobrinho Edson Zandonadi, quando esse cursava teologia nos Estados Unidos. O desenho mostra a grandeza do projeto inicial, incluindo um prédio com as curvas características da obra de Niemeyer.

 

“Olha que coisa fantástica eu consegui! O Oscar Niemeyer desenhou e planejou o colégio que eu quero construir em Venda Nova! Essas foram as frases do meu tio na carta que me mandou e que tenho esperança de ainda encontrá-la”, diz Edson, uma companhia inseparável do tio padre nas idas ao Rio de Janeiro para assuntos políticos.

 

De acordo com Edson, a foto chegou por volta de 1962, período em que ficou nos Estados Unidos. Ele afirma que padre Cleto conseguiu o projeto gratuitamente, sem nunca Niemeyer ter pisado em Venda Nova. “Padre Cleto fez uma foto grande do terreno onde foi construído o colégio e entregou para o arquiteto, com quem esteve por diversas vezes no Rio.”

 

Como se vê na foto acima, o prédio da frente representa o símbolo do infinito, um número oito deitado que Niemeyer defendeu como “o encontro de duas realidades: o passado e o futuro”. “Padre Cleto achava fantástica essa ideia de colocar esse símbolo na educação de Venda Nova”, lembra Edson Zandonadi.

 

Na época, enfrentando muita resistência, mesmo entre os irmãos da Congregação Salesiana, padre Cleto não angariou recursos suficientes para colocar o projeto em prática. Em 1963, optou-se por construir uma obra mais simples e menos dispendiosa.

 

O resultado são os atuais prédios do Colégio Salesiano, na frente, e o da atual Escola Estadual Fioravante Caliman, na perpendicular, obras menores que as previstas por Niemeyer. “Padre Cleto nunca se lamentou, pelo contrário, sempre foi leal à Congregação”, diz Edson.

 

Ainda segundo Edson, a foto é a única herança do projeto arquitetônico, cujo original nunca chegou a ficar com padre Cleto. Essa e outras fotos da construção do Colégio Salesiano podem ser vistas no site “Naquele Tempo”, idealizado pelos irmãos Rômulo e Carlos Eduardo Andrião (www.naqueletempo.com.br).

 

Memorial pode resgatar projeto arquitetônico

 

É inegável o legado deixado em Venda Nova por padre Cleto Caliman, falecido em 2005, aos 90 anos. Dono de uma personalidade forte, com muito poder de convencimento ao vender ideias, contava com amizades importantes para trazer o progresso para o lugar onde nasceu, entre elas a do empresário Camilo Cola, seu conterrâneo.

 

Esses contatos traziam para uma Venda Nova isolada do mapa um contato com a cultura dos grandes centros, a começar por uma boa educação para os moradores. Exemplo disso é o Colégio Salesiano, que há 30 anos passou a ser Escola Estadual Fioravante Caliman.

 

A ideia é construir, em frente à sede do Instituto Salesiano Pedro Palácios, um memorial em homenagem ao criador da Festa da Polenta que resgate o projeto de Oscar Niemeyer para o colégio. Há esperanças, inclusive, de a família Caliman buscar, junto aos familiares do arquiteto, o projeto que deixaria um capítulo de Venda Nova na história de Niemeyer.

Confira mais Notícias

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul é temporariamente interditada

Associação de Artesãos de Venda Nova ganha novo nome e reforça identidade

Morre o Irmão Agostinho Bastianello, aos 96 anos

‘Campanha Doce Páscoa Feliz’ arrecada 2,4 mil caixas de chocolate para crianças carentes em Venda Nova

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas