A Prefeitura inaugura amanhã uma das mais aguardadas obras da atualidade de Venda Nova: a pavimentação completa e a abertura de um trecho que faltava para estender a Avenida Pedro Minete, a popular Beira Rio, até o bairro Vila Betânea. A via que começa no principal trevo da cidade desemboca na Rua Giobbe Zandonadi, onde funciona a fábrica de blocos da Prefeitura, que dará lugar a uma praça.
Logo depois do desfile cívico, haverá uma carreata. A solenidade de inauguração será às 13 horas, em frente ao Centro de Eventos.
Devido ao movimento causado pela festa e ao grande fluxo de pessoas que se concentra entre a portaria e a bilheteria, na prática, a avenida só será aberta segunda-feira. De acordo com o prefeito, apenas um trecho poderá ser aberto para aumentar as vagas de estacionamento. “Temos que repensar como e onde vão funcionar as bilheterias dos próximos eventos para poder liberar a via em dias de festa”, disse o prefeito.
A obra completa da avenida compreendeu duas etapas. O trecho da Vila Betânea até a altura da entrada do Centro de Eventos foi executado pela equipe e máquinas da Prefeitura. Já a outra parte foi feita pela empreiteira vencedora da concorrência. Segundo cálculos preliminares do prefeito, toda a obra deve ficar em torno de R$ 1 milhão, incluindo desapropriação e acertos nas propriedades por onde passa a via, calçada e iluminação. E vários detalhes, ainda estão em fase de execução.
Para que a avenida fique ainda mais completa, será construída uma praça ao lado da Escola Liberal Zandonadi, Vila Betânea, que servirá de contorno para o tráfego. A transferência da fábrica para execução do projeto foi anunciada em junho do ano passado, mas ainda não deu tempo devido a várias mudanças no decorrer do processo. O prefeito explica que o projeto é mantido, no entanto é preciso construir uma baia em Viçosinha para desativar a que fica em Bananeiras, para onde vai a fábrica de artefatos. A Prefeitura está fazendo a terraplanagem em Viçosinha.
Em junho do ano passado, sob a condição de não haver imprevistos, o prefeito também previu entregar a Beira Rio até o final de 2007. Os imprevistos aconteceram, além da Prefeitura decidir agregar o calçamento ao longo do rio, que não estava previsto. Na ocasião, Delpupo disse que talvez não desse tempo de fazer o calçadão ainda na sua administração.
* Fonte: Jornal Folha da Terra