Venda Nova inicia vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas

Teve início na última quarta-feira (5) a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, síndrome de Down, gestantes e puérperas em mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Venda Nova do Imigrante.

 

A imunização ocorre de acordo com o número de doses repassadas ao Município, seguindo as recomendações do Governo Federal e Estadual. O Município recebeu duas remessas de imunizantes para esse grupo prioritário. A distribuição de doses pode ser acompanhada no site Coronavírus ES, por meio do painel de vacinação disponível no link: coronavirus.es.gov.br.

 

Para a vacinação, não é necessário cadastro. O agendamento prévio será realizado pela agente de saúde que entrará em contato para informar o dia, horário e local que o cidadão receberá a vacina. Com o intuito de evitar aglomeração, o munícipe deve chegar ao local somente no horário agendado, portando documento de identificação (CPF) e cartão de vacinação. O uso da máscara é obrigatório.

 

Como será a vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas

 

Pactuado entre Estado e municípios por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o Espírito Santo seguirá as definições para a vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas de acordo com a Resolução CIB nº 048/2021. Com a estimativa de imunizar mais de meio milhão de capixabas nesta nova etapa, a vacinação ocorrerá em duas fases, seguindo os critérios de vacinação abaixo:

 

– Na Fase I, vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas:

 

a) na faixa etária entre 18 e 59 anos de idade: pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com fibrose cística; gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional (PNO); e pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea – IMC ≥40);

 

b) na faixa etária entre 55 e 59 anos de idade: pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

– Na Fase II, vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:

 

– Pessoas com comorbidades pré-determinadas no PNO; gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta fase, a imunização será realizada também segundo as faixas de idade de 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; e 18 a 29 anos.

 

Ainda segundo a Resolução CIB nº 048/2021, como comprovação para a vacinação, a pessoa deverá apresentar um dos seguintes documentos: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento, além do documento de identificação com foto. O cidadão deverá levar duas cópias do documento comprobatório, uma vez que os serviços de vacinação deverão reter a cópia.

 

Quanto a data do documento comprobatório, deverá ser de 2018 em diante, ou seja, dos últimos três anos, para condições permanentes e 90 dias para condições adquiridas e transitórias.

 

Fonte e fotos: Ascom PMVNI

 

Confira mais Notícias

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos