Venda Nova pode se tornar Capital Estadual do Voluntariado

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

O voluntariado de Venda Nova do Imigrante está prestes a ser reconhecido em todo o Estado. O município poderá ser declarado “Capital do Voluntariado no Estado do Espírito Santo”. O Projeto de Lei (PL) que concede o título foi aprovado na Assembleia Legislativa no início deste mês e aguarda a sanção do governador.

O projeto, de número 389/2013, é de autoria do deputado Rodrigo Coelho (PT). O prazo para sanção vai até 08 de janeiro. Nas justificativas apresentadas no projeto, Coelho diz que a concessão do título é uma forma de reconhecer e homenagear o empreendedorismo social do povo vendanovense, que, segundo ele, representa bem todo o Espírito Santo.

Coelho também cita na justificativa as entidades que fazem trabalho voluntário no município. Algumas das que foram lembradas no PL são a Associação Festa da Polenta (Afepol), as Voluntárias do Hospital Padre Máximo e a Associação das Voluntárias da Apae de Venda Nova do Imigrante (Avapae). Todas elas “lutam para uma sociedade feliz, sem miséria e menos desigual”, diz o texto da justificativa.

Voluntárias do Hospital Padre Máximo foram lembradas no PL que dá o título ao município – Foto: Leandro Fidelis/Arquivo FMZ

Para Ione Falchetto Vargas, presidente da Avapae, o título vai além do reconhecimento do trabalho feito em Venda Nova. “Mais do que reconhecer nosso voluntariado, é um exemplo que Venda Nova dá para outros municípios”, acredita Ione. Ela preside o grupo com cerca de 40 pessoas que trabalham fazendo artesanato e revendendo materiais doados para arrecadar fundos, que são repassados à Apae de Venda Nova.

Esta não será a primeira lei estadual que valoriza o voluntariado vendanovense. A lei 10.214/2014, também proposta por Rodrigo Coelho, criou o Dia Estadual do Voluntariado, comemorado em 09 de outubro. A data não foi escolhida por acaso. É o dia de nascimento de Cleto Caliman, padre vendanovense que foi um grande estimulador do trabalho voluntário.

A data já é considerada Dia Municipal do Voluntariado, criado pela lei municipal 1.087/2013, proposta pelo vereador Tiago Altoé (PMDB). A lei também declarou o voluntariado como “patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial do município” e serviu de base para a criação lei que comemora a data em nível estadual.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão