Dentro das ações do Novembro Lilás, que trata da conscientização e combate à violência contra a mulher, a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e do CREAS, realiza no dia 18 de novembro, o V Fórum de Combate à Violência Contra as Mulheres: “Políticas para Reescrever a História”. O evento acontece de 08h às 12h, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, e é aberto ao público.
A programação contará com a presença de Camila Valadão, deputada estadual e assistente social, e Drª Elda Bussinguer, professora universitária, Livre Docente e colunista do jornal A Gazeta, que abordarão reflexões sobre o papel das políticas públicas, da rede de proteção e da sociedade na construção de uma nova realidade para as mulheres.
O Fórum também terá coffee break de recepção, apresentação cultural da turma de teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), rodas de conversa e momento de debate entre os participantes.
Segundo o coordenador do CREAS, André Avancini Flores, o evento é uma oportunidade de formação, escuta e mobilização social diante dos índices de violência contra mulheres no município. “Somente até novembro, já recebemos cerca de 140 encaminhamentos de casos de violência contra meninas e mulheres. O Fórum é um espaço para unir forças, trocar experiências e fortalecer a rede de proteção”, destaca.
Além das ações de acolhimento e acompanhamento individual, o CREAS tem desenvolvido também grupos reflexivos para homens autores de violência, encaminhados pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto “Homem Que é Homem…” e grupos de apoio às mulheres vítimas, promovendo rodas de conversa e fortalecendo vínculos de superação e autonomia.
O V Fórum de Combate à Violência Contra as Mulheres é mais uma ação da Prefeitura que reafirma o compromisso com a defesa dos direitos humanos, a equidade de gênero e o combate à violência em todas as suas formas.
Violência contra a Mulher não tem desculpa. Tem lei.
Denuncie, ligue 180!
Com informações da Prefeitura de Venda Nova.