FMZ A Rádio
da Família

Venda Nova realizará 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

 

No próximo dia 13 de julho de 08h às 16h, no auditório da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, acontecerá a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, aberto ao público em geral, tem por intuito a avaliação da política de assistência social no Município além de definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

O tema da décima edição do evento será “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e abordará 5 eixos temáticos: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, benefícios e transferência de renda. Confira uma breve descrição de cada eixo abaixo:

 

  • Financiamento – Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais.

 

  • Controle Social – O controle social, em seus diferentes espaços, precisa ser exercido como atividade participativa, mobilizadora, pedagógica (educativa), sempre com o objetivo de fortalecer o protagonismo popular e reduzir as influências elitistas nas decisões públicas.

 

  • Articulação entre segmentos –  A articulação entre os segmentos da sociedade civil pode contribuir para visibilizar os impactos da atuação da política; informar compreensivelmente à sociedade e as/os usuárias/os as metas das ofertas desta política pública socioassistencial e de seus resultados;  caracterizar as ofertas como de direito reclamável; fortalecer a Assistência Social como política garantidora de direitos e assegurar o patamar já alcançado de provisões e usufruto de direitos socioassistenciais.

 

  • Serviços, programas e projetos – Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS. As raízes da descontinuidade e alterações de programas, serviços, projetos e benefícios estão relacionados ao modelo econômico vigente e agenda politica. 

 

  • Benefícios e Transferência de Renda – A segurança de sobrevivência, de rendimento e de autonomia está relacionada a assegurar condições dignas de vida em circunstâncias que venham a vulnerabilizar brasileiras/os por meio do acesso a benefícios socioassistenciais e transferência de renda (Benefício de Prestação Continuada, benefícios eventuais, Programa Bolsa Família etc.)

Confira a programação completa:

 

08h – Credenciamento e coffe break

09h – Abertura Oficial e Apresentação Cultural

09h30 – Composição da mesa

10h – Leitura e aprovação do regimento interno

10h15 – Palestra Magna com Ana Maria Petronetto Serpa, assistente social, professora aposentada da Ufes, secretária municipal de Assistência Social de Vitória, de 2005 a 2012, e membro da Frente Nacional em Defesa do SUAS

11h15 – Debate

11h45 – Almoço no local

13h – Grupos de Trabalho – Eixos

15h – Plenária e Eleição dos delegados

16h – Encerramento

Confira mais Notícias

Comemoração

Venda Nova convida para o ‘coquetel das mulheres’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Sorte

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Cidades

Venda Nova informa sobre transferência de restos mortais no cemitério Padre Emílio

Mulher morre em grave acidente na BR 262 em Marechal Floriano

Horário de funcionamento nas creches de Venda Nova será ampliado

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova