Geral

Venda Nova recebe documentos da emancipação política

Uma parte importante da história de Venda Nova do Imigrante está agora à disposição da população local. Os documentos do processo de emancipação política, que estavam na Assembleia Legislativa, foram transformados em livro e entregues simbolicamente à Venda Nova na Sessão Solene de 26 anos do município, que aconteceu no último sábado (10).

 

O livro foi entregue por José Maria Pimenta e Mário Cesar Maia Gama, funcionários da Assembleia Legislativa que participaram do processo de emancipação. Venda Nova começou a buscar a separação política de Conceição do Castelo em fevereiro de 1980, mas o desmembramento só aconteceu em maio de 1988. Quem explica o motivo da demora é Benjamin Falqueto, que era prefeito de Conceição no início da década de 80.

 

“Uma vez que a contagem de habitantes não atingiu o número legal, 10 mil pessoas, nem em Venda Nova e nem na sede, precisamos interromper o processo de emancipação. Tivemos que esperar até termos o número suficiente para poder emancipar Venda Nova. Isso aconteceu em 1988, quando o prefeito de Conceição era Nicolau Falqueto”, explica Benjamin.

 

José Maria e Mário Cesar colaboraram mais uma vez com a história de Venda Nova. Foram os dois que fizeram a organização dos documentos para compor o livro, que eles mesmos entregaram à Câmara Municipal.

Durante a Sessão Solene, Mário, que trabalha como procurador adjunto da Assembleia Legislativa, disse estar feliz por voltar ao Município e trazer um presente. "Este livro contém a íntegra do processo, desde o abaixo-assinado até a Lei nº 4.069, que emancipou Venda Nova". José Maria lembrou que o processo não foi fácil, pois havia várias etapas que deveriam ser cumpridas.

 

"Nós tínhamos os prós e os contras. Eu queria muito que o projeto fosse aprovado, então fazia um papel ‘puxando a sardinha’ para o lado de Venda Nova", contou José Maria, que é assessor especial da Assembleia Legislativa. "Tenho certeza que, nesse livro, vocês vão encontrar muitas coisas novas”, acredita o assessor.

 

O trabalho dos dois servidores foi recompensado. Mário e José Maria receberam o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Durante o discurso na Tribuna da casa, José Maria disse que estava feliz por ter sido lembrado como amigo de Venda Nova do Imigrante e ressaltou o papel de todos os que participaram da emancipação. Ele agradeceu pela homenagem recebida. "Venda Nova do Imigrante faz parte da minha vida e dos meus mais nobres sentimentos de amizade."

 

O livro pode ser consultado pela população em geral.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho