Uma parte importante da história de Venda Nova do Imigrante está agora à disposição da população local. Os documentos do processo de emancipação política, que estavam na Assembleia Legislativa, foram transformados em livro e entregues simbolicamente à Venda Nova na Sessão Solene de 26 anos do município, que aconteceu no último sábado (10).
O livro foi entregue por José Maria Pimenta e Mário Cesar Maia Gama, funcionários da Assembleia Legislativa que participaram do processo de emancipação. Venda Nova começou a buscar a separação política de Conceição do Castelo em fevereiro de 1980, mas o desmembramento só aconteceu em maio de 1988. Quem explica o motivo da demora é Benjamin Falqueto, que era prefeito de Conceição no início da década de 80.
“Uma vez que a contagem de habitantes não atingiu o número legal, 10 mil pessoas, nem em Venda Nova e nem na sede, precisamos interromper o processo de emancipação. Tivemos que esperar até termos o número suficiente para poder emancipar Venda Nova. Isso aconteceu em 1988, quando o prefeito de Conceição era Nicolau Falqueto”, explica Benjamin.
José Maria e Mário Cesar colaboraram mais uma vez com a história de Venda Nova. Foram os dois que fizeram a organização dos documentos para compor o livro, que eles mesmos entregaram à Câmara Municipal.
Durante a Sessão Solene, Mário, que trabalha como procurador adjunto da Assembleia Legislativa, disse estar feliz por voltar ao Município e trazer um presente. "Este livro contém a íntegra do processo, desde o abaixo-assinado até a Lei nº 4.069, que emancipou Venda Nova". José Maria lembrou que o processo não foi fácil, pois havia várias etapas que deveriam ser cumpridas.
"Nós tínhamos os prós e os contras. Eu queria muito que o projeto fosse aprovado, então fazia um papel ‘puxando a sardinha’ para o lado de Venda Nova", contou José Maria, que é assessor especial da Assembleia Legislativa. "Tenho certeza que, nesse livro, vocês vão encontrar muitas coisas novas”, acredita o assessor.
O trabalho dos dois servidores foi recompensado. Mário e José Maria receberam o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal. Durante o discurso na Tribuna da casa, José Maria disse que estava feliz por ter sido lembrado como amigo de Venda Nova do Imigrante e ressaltou o papel de todos os que participaram da emancipação. Ele agradeceu pela homenagem recebida. "Venda Nova do Imigrante faz parte da minha vida e dos meus mais nobres sentimentos de amizade."
O livro pode ser consultado pela população em geral.