Venda Nova recebe equipe do Globo Rural

A Região Serrana capixaba será mais uma vez cenário para uma reportagem do Globo Rural, programa que vai ao ar aos domingos pela Rede Globo. Desta vez, a visita da equipe de jornalistas foi técnica. O apresentador e repórter do programa, Nelson Araújo, esteve, durante esta semana, no sítio da família Zandonadi para responder a e-mails de produtores que pediram informações sobre uma má formação dos frutos da mexeriqueira. Engenheiros agrônomos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) responderam às perguntas. Segundo Araújo, a ideia de buscar tão longe respostas aos questionamentos é dar "sotaques diferentes" ao programa. 

 

"Procuramos, no Globo Rural, espelhar um pouco do que o brasil é na parte agropecuária. E a serra capixaba tem muita experiência e tradição na produção de frutas, é uma referência. Os técnicos e pesquisadores do Incaper são muito capazes e temos confiança nas informações que vamos colher aqui", ressalta o repórter.

 

 

Mas a visita da equipe não se limitou a colher informações técnicas. Araújo conta que ficou encantado com o crescimento do agroturismo na região. "Se olharmos para 30 anos atrás, pouco se falava em agroturismo. E isso é um momento de valorização da vida no campo, da tranquilidade, da apreciação das paisagens, das comidas, do ar puro das montanhas, dos sons. Há alguns anos, o campo era considerado um lugar provinciano, um lugar de onde as pessoas queriam sair. Hoje, a concepção mudou. Há uma outra forma de olhar a vida rural. E eu acompanhei isso e, de alguma forma, o Globo Rural contribuiu para essa mudança de concepção, quando se tornou uma janela de observação da vida na área rural. A televisão mostra e isso desperta a vontade do outro de ver, conhecer. Conheço pessoas que saem de outros rincões do Brasil para vir aqui aprender sobre atendimento ao público, sobre a comida".

 

 

E as comidas da região são, sem dúvida, um atrativo à parte, segundo Araújo.  O apresentador levou produtos típicos da região, como socol, café da família Zandonadi e outras iguarias.  "Para dar uma ideia, na Vila Madalena, um dos mais badalados bairros de São Paulo, serve-se um café plantado aqui, na serra capixaba. O socol é outra maravilha. E eu não sou apenas um divulgador disso tudo, sou um consumidor. De vez em quando ligo para a tia Cacilda e faço encomendas de socol, que eles me enviam pelo correio. Faço cavalgada e essa iguaria é sempre um sucesso. Todos pedem", conta Araújo.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova