Venda Nova do Imigrante mais uma vez se destaca em gestão de saúde, sendo reconhecido como um dos quatro melhores municípios capixabas nos indicadores do programa “Previne Brasil”. A avaliação quadrimestral, que compreende o período de maio a agosto, é conduzida pelo Ministério da Saúde (MS) e teve os resultados anunciados na última segunda-feira (02).
Diversos indicadores relacionados à saúde foram analisados, incluindo Pré-Natal (com ênfase nas 6 consultas obrigatórias), Pré-Natal (Sífilis e HIV), Saúde Bucal para Gestantes, Cobertura Citopatológica, Proporção de Crianças com menos de 1 ano vacinadas, Hipertensão (com aferição da pressão arterial) e Diabetes (medição da Hemoglobina Glicada).
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Camila Mauro Zandonadi, a avaliação é de suma importância, uma vez que orienta a distribuição do incentivo financeiro do Ministério da Saúde para os municípios em todo o Brasil. Cada indicador é analisado com base em parâmetros estabelecidos, sendo que os dados da Secretaria Municipal de Saúde são inseridos no sistema de prontuário eletrônico e atualizados semanalmente. Com base nesses dados, o Ministério da Saúde calcula os indicadores e, consequentemente, o financiamento atribuído.
É digno de nota Venda Nova ter mantido sua posição de destaque, recebendo Nota Máxima e garantindo 100% do financiamento do MS a cada ciclo de quatro meses. De acordo com Camila, os recursos são cruciais para a manutenção das unidades de Saúde do município, permitindo a continuidade e o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
“O resultado demonstra a qualidade da assistência na atenção básica à saúde em Venda Nova. É esse financiamento que torna possível a excelência na saúde do município”, afirma a secretária.
O programa
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e representa uma inovação no financiamento da saúde pública no país. Ele introduz alterações significativas na distribuição dos recursos para os municípios, adotando três critérios principais: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivos para ações estratégicas.
A proposta central do Previne Brasil é criar um modelo de financiamento que aumente o acesso da população aos serviços de Atenção Primária e fortaleça o vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde, incentivando a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelo cuidado das pessoas assistidas.
O programa Previne Brasil busca equilibrar os recursos financeiros per capita de acordo com a população cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), considerando o desempenho assistencial das equipes e oferecendo incentivos específicos, como expansão do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), além de servir como campo de prática para a formação de residentes na APS, entre outros programas. Dessa forma, o Previne Brasil busca não apenas aprimorar a qualidade dos serviços de saúde, mas também promover uma abordagem mais eficiente e integral no cuidado com a saúde da população.