* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Será inaugurado na próxima sexta-feira (26), às 9h, o novo posto de coleta de embalagens vazias de defensivos em Venda Nova do Imigrante. A obra do local, que durou cerca de 90 dias, vai permitir que o município continue coletando os materiais e encaminhando para Linhares, onde ganham destinação correta. Com a nova estrutura, o posto poderá receber até 50 toneladas de resíduos por ano.
O posto fica na localidade de Alto Providência, na área rural de Venda Nova. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Sávio Fileti, o espaço aumentou a capacidade de recebimento do material descartado. “Já tínhamos um local para a coleta, mas não estava sendo suficiente. Por isso, reconstruímos e ampliamos para atender à demanda”, explica o secretário.
Depois que são entregues no posto, as embalagens de defensivos vazias são recolhidas uma vez por semana e levadas para Linhares, onde um instituto dá a destinação final ao material. “O maior benefício deste posto é a proteção do meio ambiente. Seria altamente prejudicial para a natureza e para as pessoas se essas embalagens, que podem conter restos de produtos tóxicos, fossem abandonadas em qualquer lugar”, argumenta Sávio.
O posto atende vários municípios da Região Centro-Serrana, principalmente Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, dentre outros. A localização do ponto de recebimento em Venda Nova é estratégica. De acordo com o secretário, a cidade tem boa localização geográfica, além de grande volume de embalagens vazias e concentração de empresas que comercializam defensivos agrícolas.