Na proxima terça-feira (26), Venda Nova recebe novamente a caravana do projeto audiovisual Revelando os Brasis. Desta vez, os moradores vão assistir na tela à história do escultor vendanovense Pedro Giubini, cujo documentário foi produzido por Enaldo André Zambon, que é funcionário da Secretaria de Educação. A exibição será às 19 horas, em frente ao prédio da Prefeitura.
O Circuito de exibição do Revelando os Brasis teve início no dia 14 de maio em Sapeaçu (BA). Três caminhões percorrerão quase 30 mil quilômetros levando projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças. Os 40 municípios selecionados nesta terceira edição e as 18 capitais dos respectivos estados receberão a mostra, que apresentará os vídeos feitos pelos moradores dessas cidades. O projeto existe desde 2004 e viabiliza a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes.
O Revelando os Brasis é um projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.
Em cada exibição, será apresentado o vídeo produzido na cidade, além de mais três produções do projeto. Cada vídeo tem duração aproximada de 15 minutos e os caminhões que transportam os equipamentos funcionarão como cabines de projeção.
As rotas
As exibições devem durar até meados de junho, quando o segundo caminhão terá cumprido a rota do Espírito Santo ao Acre, promovendo exibições também em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Rondônia e o terceiro roteiro terá passado por Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os vídeos do projeto também são exibidos no programa de TV que vai ao ar pelo Canal Futura. As produções são lançadas ainda em DVD, com distribuição gratuita entre os realizadores, organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o País.
Em 2008, na segunda edição do projeto, outro vendanovense teve sua história contada nas telas. No documentário Experiências e Inventos Pipino, produzido por Rivelino Guimarães, o Brasil conheceu o inventor Pipino, que cria robôs de sucata e coleciona videogames antigos.