Venda Nova reestrutura Comitê de Combate a Dengue

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

Para evitar a presença da dengue em Venda Nova, a Secretaria Municipal de Saúde organiza diversas ações. Um delas é a reestruturação do Comitê de Combate a Dengue, formado por representações de diversos segmentos, que juntos estão discutindo estratégias de prevenção à doença, principalmente com enfoque na educação à saúde.

Já estão previstas capacitações de alunos, professores, servidores municipais, campanha em veículos de comunicação, assim como um mutirão anual de limpeza, no início de novembro.

Outro ponto de destaque é a organização do atendimento aos pacientes com suspeita de dengue nas unidades de saúde e no Hospital Padre Máximo, com a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes.

“Todas essas medidas são importantes para evitar que nosso município sofra uma epidemia de dengue, mas é importante destacar que se trata de um problema de todos. Sem água parada, o mosquito não tem como se reproduzir e, assim, não transmitirá a doença. Daí a importância de todos fazerem a sua parte”, Leileane Scheidegger Athayde, secretária Municipal de Saúde.

Doença se expande para o interior

Neste verão, mais uma vez, espera-se um aumento do número de casos da dengue no Estado do Espírito Santo, conforme previsão da Secretaria de Estado da Saúde- Sesa. O problema da dengue não é restrito a grandes cidades. Nos últimos anos observou-se que a doença tem se expandido para municípios menores do interior do Estado, exemplo disso foi a epidemia nos municípios de Ibatiba e Guaçuí.

Venda Nova do Imigrante, apesar de ter a presença do mosquito transmissor da dengue, o “Aedes aegypti”, não registrou casos de transmissão da doença no município. Os casos notificados foram importados, ou seja, as pessoas tiveram contato com o mosquito em outros locais.

O índice de infestação, que é a quantidade de mosquito encontrado no município, está de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde. Isso se deve ao trabalho mensal realizado pelos agentes de endemias nos bairros.

* Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Confira mais Notícias

Unidades de Saúde de Venda Nova passam a aplicar medicação endovenosa eletiva

Hospital Padre Máximo ganha certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde

Cigarro: R$ 1 de lucro da indústria do fumo equivale a R$ 5 gastos com doenças

ES amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado em Venda Nova

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos