* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A remoção dos restos mortais enterrados no cemitério municipal Padre Emílio, em Venda Nova do Imigrante, começa nesta semana. Os corpos sepultados nas três primeiras fileiras serão transferidos para ossários a partir desta segunda-feira (16). As famílias estão sendo convidadas para acompanhar a retirada.
De acordo com o secretário municipal de obras, Acácio Cora, cerca de 120 corpos estão nessas fileiras, que são as mais antigas. “A maioria dos restos mortais que serão removidos agora já foram transferidos do antigo cemitério, que ficava onde hoje está a Prefeitura. Estamos convidando os familiares podem acompanhar a remoção para as gavetas”, explica o secretário.
Ainda segundo Acácio, a Prefeitura tem cerca de 300 ossários prontos, mas outros podem ser construídos caso haja necessidade. “Não vamos voltar a sepultar no local onde está a primeira fileira, que fica próxima ao muro na parte de cima do cemitério. Deixaremos espaço para construir novos ossários no futuro”, diz Acácio.
Serão removidos os restos mortais enterrados há mais de seis anos, um ano a mais do que o prazo mínimo garantido em lei. A transferência para os ossários, no entanto, será feita aos poucos. “Não vamos remover todos os corpos de uma vez. Esses que estamos transferindo agora foram os primeiros a serem enterrados, por volta de 1986.”, explica.
As famílias que têm parentes sepultados nas três primeiras fileiras do cemitério e desejam acompanhar a remoção dos corpos, devem procurar a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana até o dia 15 de abril. A secretaria funciona no prédio da Prefeitura, que fica no Bairro Esplanada. Após esse prazo, segundo a Prefeitura, os restos mortais serão removidos sem o acompanhamento familiar.