Venda Nova tem uma casa interditada por causa das chuvas; moradores fazem limpeza de residências

Depois da chuva, é hora de fazer a limpeza e contabilizar os prejuízos. Em Venda Nova, um levantamento inicial aponta que há uma pessoa desabrigada, ou seja, a família teve a casa interditada por risco de desabamento. Outras três casas estão sendo visitadas para ver a necessidade de interdição. 

 

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, Frederico Rodrigues, os bairros Vila Betânea, Minete, São Pedro e Bicuíba foram os mais atingidos pelas chuvas.  "Ainda estamos fazendo o levantamento das casas atingidas. Nossas equipes estão nas ruas para fazer esse levantamento e também para a limpeza das vias", informou. 

 

Equipes de limpeza já estão nas ruas da cidade para retirar a lama das vias

 

Em relação às escolas, Rodrigues informou que a creche Vovó Helena Sossai 1, na Vila Betânea, foi atingida e, nesta quinta e sexta as aulas estão suspensas por conta da limpeza, nas demais escolas, as aulas serão mantidas.

 

A casa de Ana Maria Peccin foi parcialmente tomada pelas águas. Segundo ela, a rua ficou inundada e a água chegou até a área de serviço. "Felizmente não estragou nada, mas a água chegou a invadir parte da casa. A rua ficou intransitável", relata a moradora do Bairro São Pedro. 

 

No Bairro São Pedro,  as ruas estão cheias de lama após a enchente

 

Segundo o secretário de Saúde do município, Tadeu Sossai, durante ou após as chuvas é preciso evitar contato com a água nas ruas. "Nossa maior preocupação é com as doenças que podem vir com a enchente, como a leptospirose. Quem não tem necessidade de entrar em contato com a água suja, evitar mesmo. Os agentes de saúde já estão orientando as famílias sobre como fazer a limpeza das casas", disse. 

 

Ele informa ainda que, caso não tenha sido possível evitar contato com a sujeira e se surgirem  semelhantes aos da dengue em até dez dias após o contato com a água, é indicado procurar um posto de saúde e informar ao médico que ocorreu o contato. O motivo é que a leptospirose tem sintomas semelhantes à doença transmitida pelo mosquito. 

 

Limpeza das casas

A prefeitura orienta aos moradores que lavem as casas utilizando a água sanitária, ou o cloro. A solução de hipoclorito de sódio está chegando à cidade e os agentes de saúde, que já estão mapeando as residências que foram invadidas pelas águas, vão fazer a distribuição do produto de limpeza. 

 

Veja algumas consequências da chuva:

* Durante a noite e a madrugada, a Defesa Civil de Venda Nova fez 64 atendimentos;
* A creche Vovó Helena Sossai, na Vila Betânea, foi atingida e, nesta quinta e sexta as aulas estão suspensas por conta da limpeza, nas demais escolas, as aulas serão mantidas;
* Uma casa está interditada na Bicuíba, ou seja, os moradores tiveram que deixar sua moradia pois há risco de desabamento;
* Duas casas serão analisadas pela Defesa Civil para verificar se há necessidade de interdição. 

Confira mais Notícias

Venda Nova realiza cerimônia de Juramento à Bandeira nesta sexta-feira (11)

Polícia Civil prende pessoas e apreende drogas, armas e dinheiro em operação no Caparaó

Decreto define Medicina, Direito e Odonto como cursos presenciais

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino com programas locais de soluções financeiras e capacitação

Sicredi Aliança realiza assembleia de associados em formato digital

Polícia efetua captura de suspeito de feminicídio em Marechal Floriano

Espírito Madeira 2025 confirma data para a terceira edição em Venda Nova