* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A língua portuguesa em prática. Depois da experiência bem sucedida do projeto Soletrando, da Escola Caxixe, a Secretaria de Educação de Venda Nova pensa numa edição municipal do concurso com a participação de todas as escolas da rede pública de ensino. Até o final do ano, as escolas receberão o regulamento. A ideia é lançar candidatos no programa apresentado por Luciano Huck, na TV Globo.
A Escola Municipal Caxixe, na zona rural, mudou a forma de os alunos de 1ª à 4ª série aprenderem português. Durante três meses, as turmas se mobilizaram para decorar dezenas de palavras e se enfrentar num desafio que teve como modelo o programa de TV. A finalíssima foi nesta quinta-feira (17), disputada por três alunos da 4ª série.
Tendo como prêmio máximo uma bicicleta, Raiane da Silva Vargas, Vitor Braga e Daniel Coelho, todos com dez anos, foram as estrelas na manhã de hoje. De um lado, professores conferindo se as respostas estavam certas, de outro, alunos da 1ª série prontos para darem aquela ajuda no caso de um dos finalistas não saber soletrar ao certo. Quem se deu melhor foi Raiane, diante do equívoco de Vitor ao soletrar arrepiou, colocando um l ao final da palavra.
Estudei bastante, porque eu adoro português. Fiquei muito nervosa, mas valeu a pena, declarou a campeã, que também ganhou um dicionário. Os outros colocados receberam mochilas com kit escolar e dicionários.
De acordo com o professor de reforço escolar Renato José Grecco Gracieri, idealizador do projeto Soletrando, foram aproximadamente 30 etapas eliminatórias, com a participação de 90 alunos. Ao todo foram trabalhadas 300 palavras. Os alunos estão com um déficit muito grande na questão da leitura diária. Nosso objetivo foi incentivar a leitura, desenvolver o raciocínio lógico e conscientizá-los da importância de ler para ingressar no projeto Soletrando.
O diretor Luzimar de Lima Campos afirmou que a escola desenvolve diversos projetos culturais, além do “Soletrando”. “A leitura é nosso maior foco em todas as iniciativas.”
O secretário Municipal de Educação, Edson Zandonadi, avalia positivamente o projeto “Soletrando”. “São iniciativas como essa que desenvolvem o aprendizado. Todas as crianças que fazem uma atividade extra, têm desempenho melhor na escola. Ainda neste ano lançaremos o concurso municipal”, disse.