* Leandro Fidelis
A Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes e o Instituto Federal- Ifes, antigo Cefetes, abrem até o final deste mês inscrições para cursos superiores gratuitos em dez áreas. O objetivo é qualificar pelo menos 7.560 professores da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública do Estado.
A previsão é de mais nove cursos na modalidade à distância na Universidade Aberta do Brasil- UAB, extensão da Ufes em Venda Nova, que atende aos municípios da Região Serrana. Os cursos previstos são: artes visuais, ciências biológicas, letras português-italiano, pedagogia séries inicias, química, letras português, letras inglês, matemática, ciências e biologia. Em Venda Nova, a princípio serão 20 vagas para ciências biológicas e 30 para letras (português-italiano), conforme divulgado pelo MEC.
O plano prevê aulas nos próximos três anos, com vagas para candidatos que possuem um curso de licenciatura diferente da área de atuação, com diploma de bacharelado ou tem apenas o ensino médio. Em todo o Estado, serão 2.790 vagas na Ufes, e 4.770 no Ifes, distribuídas em 25 localidades (Confira abaixo).
As inscrições serão feitas via Internet. A seleção pode ser por sorteio eletrônico ou por meio de prova. As aulas devem começar no segundo semestre deste ano e terão outras três entradas, em 2010 e 2011. A meta do Ministério da Educação- MEC é qualificar todos os professores em serviço até 2014.
Em Venda Nova, o pólo de educação à distância mantém turmas de administração, artes visuais, educação física, física e em breve licenciatura em informática. O concurso para preenchimento das vagas do último curso foi domingo passado. O resultado será divulgado no próximo dia 5 de julho.
Vagas: 7.560 no Estado, sendo 2.790 na Ufes, e 4.770 no Ifes. Dessas, 1.590 serão oferecidas ainda neste ano pelo Ifes
Cursos: artes visuais, ciências biológicas, letras português-italiano, pedagogia séries inicias, química, letras português, letras inglês, matemática, ciências e biologia
Localidades: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Itapina (em Colatina), Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha
Inscrições: no final de junho, pela Internet, por meio de um sistema que será criado pelo MEC
Seleção: pode ser por sorteio eletrônico ou outro tipo de seleção, como uma prova. A decisão é da Ufes e do Ifes