Geral

Venda Nova terá orientação a brasileiros contribuintes da previdência italiana

* Leandro Fidelis

Muitos brasileiros que trabalharam ou continuam em atividade regular na Itália desconhecem que podem usar o tempo de contribuição para a previdência italiana para contar como contribuição, no caso de aposentadoria por idade, para se aposentar no Brasil. O benefício é um acordo entre os governos brasileiros e italianos.

Diante disto, a Associação Festa da Polenta- Afepol e outras entidades de Venda Nova estão firmando parceria com o Instituto Nacional de Ação Social- Inas, entidade italiana, para atendimento a esses trabalhadores. O Inas é o patronato do Sindicato CISL (Confederação Italiana dos Sindicatos dos Trabalhadores), que oferece serviços gratuitamente aos italianos e seus descendentes. No entanto, o benefício do INSS é para quem trabalhou com carteira assinada na Itália, independente da ascendência.

O Inas atua há 20 anos no Brasil e recém-chegou ao Espírito Santo, onde mantém escritório em Vitória. “Sentimos a necessidade de ampliar o atendimento no Espírito Santo, tendo em vista que mais de 50% da população do Estado descendem de italianos”, destaca Franco Patrignani, representante do Inas. Só o instituto pode verificar, online, a situação dos aposentados.

De acordo com Patrignani, o acerto entre os dois países também garante a trabalhadores brasileiros que se mudarem em definitivo para a Itália usarem o tempo de contribuição para a Previdência Social brasileira para contar tempo para se aposentar no país europeu.

Para informar melhor os moradores de Venda Nova, estão previstos encontros mensais com o representante do Inas e preparação de funcionário para encaminhar os atendimentos. “Foi nosso primeiro contato e ainda vamos discutir com as outras entidades. A Afepol será só uma das colaboradoras deste projeto”, disse José Luiz Moisés, presidente da Associação Festa da Polenta.

Extensão do benefício a viúvas

Além da aposentadoria, segundo o representante do Inas falta informação em relação aos direitos como benefícios pagos a viúvas de cidadãos italianos que moram no Espírito Santo. De três em três anos é feito um recadastramento.

O beneficio chega a 60% do valor que o marido recebia. Os filhos também têm direito a uma porcentagem, que não pode ultrapassar o valor do salário do pai.

Mais informações pelo telefone (27) 3325-2716 ou pelo e-mail: inasvitoria@yahoo.com.br ou no site www.inas.it.

Serviços do Inas

1)Aposentadoria em acordo internacional- para quem trabalhou e contribuiu com os institutos de Previdência Social, na Itália e no Brasil

2)Aposentadorias e pensões brasileiras- para italianos e descendentes que contribuíram com o INSS brasileiro

3)Declarações “Redditi” dos aposentados para o INPS da Itália

4)Informações gerais sobre os serviços consulares: cidadania, passaporte, legalização de documentos, vistos, AIRE (Registro Civil dos Italianos no Exterior), Assistência Social e outros, orientação sobre documentos e à busca de certidões italianas, bem como Negativa de Naturalização.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho