* Leandro Fidelis
Muitos brasileiros que trabalharam ou continuam em atividade regular na Itália desconhecem que podem usar o tempo de contribuição para a previdência italiana para contar como contribuição, no caso de aposentadoria por idade, para se aposentar no Brasil. O benefício é um acordo entre os governos brasileiros e italianos.
Diante disto, a Associação Festa da Polenta- Afepol e outras entidades de Venda Nova estão firmando parceria com o Instituto Nacional de Ação Social- Inas, entidade italiana, para atendimento a esses trabalhadores. O Inas é o patronato do Sindicato CISL (Confederação Italiana dos Sindicatos dos Trabalhadores), que oferece serviços gratuitamente aos italianos e seus descendentes. No entanto, o benefício do INSS é para quem trabalhou com carteira assinada na Itália, independente da ascendência.
O Inas atua há 20 anos no Brasil e recém-chegou ao Espírito Santo, onde mantém escritório em Vitória. Sentimos a necessidade de ampliar o atendimento no Espírito Santo, tendo em vista que mais de 50% da população do Estado descendem de italianos, destaca Franco Patrignani, representante do Inas. Só o instituto pode verificar, online, a situação dos aposentados.
De acordo com Patrignani, o acerto entre os dois países também garante a trabalhadores brasileiros que se mudarem em definitivo para a Itália usarem o tempo de contribuição para a Previdência Social brasileira para contar tempo para se aposentar no país europeu.
Para informar melhor os moradores de Venda Nova, estão previstos encontros mensais com o representante do Inas e preparação de funcionário para encaminhar os atendimentos. Foi nosso primeiro contato e ainda vamos discutir com as outras entidades. A Afepol será só uma das colaboradoras deste projeto, disse José Luiz Moisés, presidente da Associação Festa da Polenta.
Extensão do benefício a viúvas
Além da aposentadoria, segundo o representante do Inas falta informação em relação aos direitos como benefícios pagos a viúvas de cidadãos italianos que moram no Espírito Santo. De três em três anos é feito um recadastramento.
O beneficio chega a 60% do valor que o marido recebia. Os filhos também têm direito a uma porcentagem, que não pode ultrapassar o valor do salário do pai.
Mais informações pelo telefone (27) 3325-2716 ou pelo e-mail: inasvitoria@yahoo.com.br ou no site www.inas.it.
Serviços do Inas
1)Aposentadoria em acordo internacional- para quem trabalhou e contribuiu com os institutos de Previdência Social, na Itália e no Brasil
2)Aposentadorias e pensões brasileiras- para italianos e descendentes que contribuíram com o INSS brasileiro
3)Declarações Redditi dos aposentados para o INPS da Itália
4)Informações gerais sobre os serviços consulares: cidadania, passaporte, legalização de documentos, vistos, AIRE (Registro Civil dos Italianos no Exterior), Assistência Social e outros, orientação sobre documentos e à busca de certidões italianas, bem como Negativa de Naturalização.