* Por Leandro Fidelis
O sistema de Educação Aberta e a Distância- EAD terá pelo menos mais cinco cursos de graduação lançados no segundo semestre em Venda Nova. O município foi escolhido como um dos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil- UAB, projeto do MEC para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior.
Neste projeto, o MEC articula as instituições já existentes para levar ensino superior público aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os moradores. Sexta-feira (14), uma comissão do MEC esteve em Venda Nova vistoriando as instalações do Cread/Ufes, onde será a sede da Universidade Aberta.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Fábio Altoé, o projeto é uma parceria da Prefeitura, Ufes, Cefetes e MEC e vai atender à Região Serrana. A princípio serão abertas vagas para os cursos de educação física, química, física, artes visuais e sistemas de informática, todos na modalidade a distância com encontros presencias semanais ou quinzenais.
A idéia é começar com cinco ou seis cursos e observar a demanda da região para abrir outros. Vamos substituir os computadores, adequar a biblioteca e fazer pequenas reformas no Cread para receber os cursos. O MEC está investindo mais de R$ 300 mil em laboratórios, diz Altoé.
Ainda segundo o secretário, o Cread vai continuar com as turmas dos cursos de pedagogia e administração a distância. A oferta dessas graduações após a mudança na nomenclatura para UAB também vai depender da demanda. Já a contratação de funcionários e estagiários e o processo seletivo estão previstos a partir de julho deste ano.