FMZ A Rádio
da Família

Venda Nova terá pólo da Universidade Aberta com cinco cursos gratuitos

* Por Leandro Fidelis

O sistema de Educação Aberta e a Distância- EAD terá pelo menos mais cinco cursos de graduação lançados no segundo semestre em Venda Nova. O município foi escolhido como um dos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil- UAB, projeto do MEC para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior.

Neste projeto, o MEC articula as instituições já existentes para levar ensino superior público aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os moradores. Sexta-feira (14), uma comissão do MEC esteve em Venda Nova vistoriando as instalações do Cread/Ufes, onde será a sede da Universidade Aberta.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Fábio Altoé, o projeto é uma parceria da Prefeitura, Ufes, Cefetes e MEC e vai atender à Região Serrana. A princípio serão abertas vagas para os cursos de educação física, química, física, artes visuais e sistemas de informática, todos na modalidade a distância com encontros presencias semanais ou quinzenais.

“A idéia é começar com cinco ou seis cursos e observar a demanda da região para abrir outros. Vamos substituir os computadores, adequar a biblioteca e fazer pequenas reformas no Cread para receber os cursos. O MEC está investindo mais de R$ 300 mil em laboratórios”, diz Altoé.

Ainda segundo o secretário, o Cread vai continuar com as turmas dos cursos de pedagogia e administração a distância. A oferta dessas graduações após a mudança na nomenclatura para UAB também vai depender da demanda. Já a contratação de funcionários e estagiários e o processo seletivo estão previstos a partir de julho deste ano.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´