* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A partir de segunda-feira (13), vai começar a funcionar o transporte coletivo urbano em Venda Nova do Imigrante. Inicialmente, serão quatro viagens por dia, de segunda a sexta, e duas aos sábados. Na fase inicial do projeto, as passagens serão gratuitas. População vendanovense espera economizar nos gastos com transporte diário.
De acordo com José Manoel Almeida, chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova, o transporte será feito por ônibus do próprio município nesta fase inicial. “Esta etapa é para a gente conhecer a demanda e as necessidades da população para fazer os ajustes depois. A partir desse diagnóstico, nós decidiremos se o serviço continuará sendo prestado pela prefeitura ou se será feita concessão para uma empresa privada. Aí também saberemos preços das passagens, se for o caso”, explica Almeida.
Para quem precisa pegar ônibus diariamente para trabalhar, o transporte gratuito, mesmo que seja temporário, vai dar um alívio no bolso. É o caso da costureira Elzilene das Graças Xavier (33). Ela mora em São João de Viçosa e vem diariamente para Venda Nova. O gasto é de R$ 3,20 todo dia com ônibus. No fim do mês, o total é de cerca de cem reais. “Com o dinheiro que eu economizaria, compraria o leite para minha filha de três anos”, conta ela.
Já a vendedora Mayara Bautz Marques (19), que também depende de ônibus para chegar ao trabalho, não poderá usar a linha de transporte por enquanto. “Eu começo a trabalhar às oito da manhã e o ônibus vai passar no meu ponto cedo demais. Acho que se saísse de São João por volta de sete e meia seria melhor”, conta ela.
José Manoel Almeida esclarece que os horários também podem ser ajustados e que a população pode entrar em contato com a prefeitura para dar sugestões. O chefe de gabinete também lembra que os itinerários são apenas para trechos urbanos. “A gente tem que lembrar que esse tipo de transporte só pode ser feito em perímetros urbanos, por isso não podemos atender outras localidades”, explica ele.
Veja o itinerário completo:
Quatro viagens por dia fazendo o circuito urbano do município. Cada viagem é dividida em quatro trechos, conforme a tabela. |
Horários das viagens: Primeira viagem: das 06h15min as 08h15min; Segunda viagem: das 09h15min as 11h15min; Terceira viagem: das 12h15min as 14h15min; Quarta viagem: das 16h15min as 18h15min.
|
Primeiro Trecho: Saída do Posto Venturim, em São João de Viçosa e chegada no bairro Santo Antônio da Serra.
|
Itinerário
Em frente à Igreja Católica de São João de Viçosa;
|
Segundo Trecho: Saída do bairro Santo Antônio da Serra e chegada no abrigo de ônibus do bairro Tapera.
|
Itinerário:
Cemitério;
|
Terceiro Trecho: Saída do bairro Tapera e chegada no bairro Pé da Serra – Lavrinhas.
|
Itinerário:
Sítio Lorenção;
|
Quarto Trecho: Saída do bairro Pé da Serra – Lavrinhas e chegada em São João de Viçosa.
|
Itinerário:
Granja Zezinho Falqueto;
|