Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

No último final de semana, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Ministério Diaconal de seus três novos diáconos: Adriano Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), Marcos José Azevedo Merçon, da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Alegre), e Sebastião Nogueira da Silva, da Paróquia São Pedro Apóstolo (Venda Nova do Imigrante).

Anos após darem seu ‘sim’ ao ingressarem, em diferentes períodos, na Escola Diaconal Santo Estevão, os três homens foram ordenados diáconos permanentes no Altar da Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante, no último sábado (23).

A celebração foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim e concelebrada pelos padres presentes, especialmente pelos párocos das comunidades dos ordenandos: Frei Rildo Fonseca de Lima, Padre Carlos Henrique Dias e Padre Cristian Vieira Batista.

“Além de familiares e amigos, participaram numerosos fiéis da paróquia local e de outras comunidades da Diocese, juntamente com um expressivo número de Diáconos permanentes e seminaristas. Foi um momento de profunda emoção e alegria, vivido intensamente por toda a comunidade”, comentou o diácono Jose Adilson Soares.

Em sua reflexão, Dom Luiz Fernando destacou a importância da oração e do incentivo às diversas vocações: o Diaconato Permanente, o Sacerdócio, a Vida Religiosa Consagrada e a Vocação Leiga. Inspirado em palavras do Papa Francisco, destacou que a Igreja é chamada a ser sinodal, missionária e diaconal, sempre a serviço do Reino de Deus.

“É importante refletirmos quais são as funções próprias dos diáconos. Fortalecidos com os dons do Espírito Santo, os diáconos deverão ajudar ao bispo e seu presbitérios no Serviço da Palavra, no Serviço do Altar e no Serviço da Caridade, mostrando-se servos de todos. Como ministros do altar, irão proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício e repartir, entre os fiéis, o corpo e o sangue do Senhor. Além disso, por mandado do bispo, poderão exortar e instruir nas sagrada doutrina – não só os não crentes, mas também os fiéis. Poderão ainda admitir orações, administrar o batismo, assistir e abençoar o matrimônio, levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias”, lembrou o bispo.

Os novos diáconos manifestaram o desejo de assumir este Ministério no Propósito dos Eleitos e fizeram a Prece Litânica (ladainha de todos os santos). Antes da Paramentação, Adriano, Marcos José e Sebastião passaram pela Imposição das Mãos e pela Prece de Ordenação.

Sebastião Nogueira da Silva, popularmente conhecido como “Tião”, expressou sua gratidão. “Neste momento, é com o coração cheio de gratidão que celebro a graça de ter recebido a ordenação diaconal permanente. Agradeço a Deus pela manifestação do Seu amor, e à minha esposa e filhos pelo apoio incondicional. Ser diácono é um chamado a viver o serviço com humildade e amor. É com imensa alegria que me coloco à disposição de Deus e da Igreja para servir como Jesus nos ensinou”, disse Sebastião.

Sebastião Nogueira da Silva

Natural de Afonso Claudio, residindo em Venda Nova desde os 6 anos de idade, Sebastião Nogueira da Silva é o sexto dos oito filhos do casal Sebastião Jose Nogueira e Juraci da Silva Nogueira (in memoriam). Há 38 anos, é casado com Vera Lucia Pianzola Nogueira e é pai de dois filhos, Dheimison e Rhaimison é o vovô da Cecilia. Em sua trajetória de vida tem se esforçado para dar testemunho de sua fé, participando ativamente e dedicando-se aos serviços da Igreja que lhe foram confiados.

Bacharel em Teologia, Sebastião é também o Administrador de sua empresa no ramo da construção civil, buscando junto com as pessoas do seu cotidiano, viver e testemunhar os valores do bem e da justiça. Ele é um membro atuante na Paróquia São Pedro Apostolo de Venda Nova do Imigrante, e na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Sua atuação abrange diversos serviços pastorais e ministeriais, que contribuíram significativamente para o seu despertar e amadurecimento em relação à vocação ao Diaconato Permanente.

Confira mais Notícias

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins