Ele começou alugando cômodos da casa de quatro quartos onde morava, em Londres, e terminou acumulando um patrimônio de 19 milhões de libras – o equivalente a R$ 64 milhões. A impressionante história do milionário capixaba Jefferson Melo, de 41 anos, ganhou destaque na imprensa internacional. Depois de trabalhar como supervisor de lanchonete, taxista, jornaleiro e motoboy, Jefferson Melo descobriu a “mina de ouro” em 2000, quando decidiu comprar uma segunda casa para alugar.
Segundo reportagem de Fernanda Nidecker para a BBC Brasil, de lá pra cá, o brasileiro adquiriu dezenas de propriedades por meio de financiamentos, ocupadas por mais de 400 inquilinos, a maioria brasileiros. Os poloneses também são uma forte clientela. Formado em contabilidade, é proprietário, atualmente, de mais de 60 casas.
Nascido na colônia de italianos Venda Nova do Imigrante, Jefferson começou a trabalhar aos 16 anos como fotógrafo. Anos depois, montou uma pequena produtora no município de Serra, que realizava filmagens e fotografias de casamentos. Quando foi à Grã-Bretanha visitar a noiva, em 1991, não pensava em ficar. Mas um antigo amigo brasileiro, que morava em Londres, o convenceu a procurar um emprego.
Jefferson não teve problemas para conseguir o visto de residência, já que sua mulher, apesar de ter nascido no Brasil, é filha de britânicos. Agora, 17 anos depois, mora com a família em uma casa com piscina, cinco quartos, três salas e quatro banheiros no leste de Londres. Na garagem, uma frota de oito carros que incluem uma Ferrari e duas Mercedes.
Atualmente, com dois filhos, o casal não pensa em voltar para o Brasil. Do futuro, Jefferson espera ampliar o patrimônio com a compra de mais imóveis. Um deles, espera, será em frente ao mar. “É do mar que eu mais sinto saudade”, afirmou à reportagem.
* Fonte: Folha Vitória