Cidades

Vendanovense não trocaria cidade por outra

* Por Leandro Fidelis

O vendanovense ama o lugar onde vive. Pelo menos é o que revela uma pesquisa inédita encomendada pela Câmara de Venda Nova para detectar o grau de satisfação do morador com os serviços prestados no município. Realizada em abril deste ano pelo Instituto Futura, o estudou mostra que 87% não trocariam o município por outro no Estado.

A qualidade de vida é apontada como principal fator de permanência no município, que faz 19 anos no próximo dia 10. A pesquisa mostra que a satisfação de viver em Venda Nova é “muito grande”. O nível alcança 63,07% de “muito alto” mais “alto”.

Os serviços considerados mais importantes, de acordo com a lista de prioridade, foram de saúde (62,28%), educação infantil/creches (59,55%), atividades de geração de emprego e renda (58,56%), coleta de lixo (57,07%), dentre outras (Confira abaixo).

No entanto, é forte a preocupação com a segurança pública e com a saúde, já que estes também são citados como principais problemas do município. Um total de 23,82% dos entrevistados disse que o maior problema é a saúde, seguido da falta de drenagem e pavimentação das ruas (15,88%), falta de saneamento (15,14%) e segurança e violência (11,17%).

No caso específico da saúde, são apontados como principais gargalos a falta de médicos/especialidades médicas no município (33,75%) e dificuldade para agendar consultas pelo SUS (24,07%).

Ainda segundo a pesquisa, os moradores sentem falta de atividades, leis e projetos que promovam a geração de emprego e renda.

Menos de 7% têm diploma superior

Os moradores que concluíram ou não o ensino superior não totalizam nem 7% dos entrevistados. Ainda em relação ao grau de instrução, 50,60% têm o primeiro grau incompleto. A mesma pesquisa mostra que, num universo de 403 entrevistados, 64,88% não possuem acesso à Internet.

Pesquisa norteará plano

A pesquisa teve direção do cientista político João Gualberto Vasconcellos e dos economistas José Luiz Soares Orrico e Orlando Caliman com coordenação geral da estatística Fabíola Miranda von Rondow. Foram 403 entrevistas quantitativas com base nos dados do IBGE referentes à região.

Cerca de 50% dos entrevistados são da Sede do município, contra 25,06% do distrito de Alto Caxixe e 24,57% de São João de Viçosa. A maioria tem entre 20 e 39 anos (50,37% do total) e renda familiar média de R$ 999,96. Quase 39% possuem renda familiar de 1 a 2 salários mínimos.

O presidente da Câmara, Marco Grillo, disse que a pesquisa foi feita com objetivo de buscar subsídios para o Plano de Ação 2007/2008, também realizado com assessoria do Instituto Futura. “As audiências públicas também estão entre essas ações”. Na primeira reunião de trabalho, em 5 de fevereiro, ficou constatada a necessidade de aumentar a comunicação da Câmara com a população.

Avaliação serviços (lista de prioridades)

Serviços de saúde- 62,28%

Educação infantil/creches- 59,55%

Atividades de geração de emprego e renda- 58,56%

Coleta de lixo- 57,07%

Serviços de coleta de lixo e tratamento de esgoto- 56,58%

Abastecimento de água- 55,83%

Ensino fundamental- 54,59%

Segurança pública- 53,35%

Limpeza pública- 52,85%

Serviço de proteção ao Meio Ambiente- 52,36%

Ensino Médio- 52,11%

* Todos esses serviços apresentaram percentuais elevados de “muito importante”

* Publicada em 05/05/2007

Confira mais Notícias

Eleitor em Dia: prazo para tirar o título antes do fechamento do cadastro termina dia 06 de maio

Confira a programação da festa de 38 anos de Emancipação Política de Venda Nova do Imigrante

Bombeiros resgatam cão em área de difícil acesso na zona rural de Venda Nova do Imigrante

Primeiro distrito turístico do Espírito Santo está localizado nas Montanhas Capixabas

Morre Lúcio Lívio Fores de Castro, pesquisador que ajudou a construir o agro capixaba

Livro alerta para sinais ignorados dentro de casa e acende debate sobre negligência emocional

Mais de 200 vagas de emprego abertas em Venda Nova e região. Confira!

Produzida na região Serrana, tilápia a R$ 19,90 chega às peixarias da Grande Vitória na Semana Santa