* Por Leandro Fidelis
O vendanovense ama o lugar onde vive. Pelo menos é o que revela uma pesquisa inédita encomendada pela Câmara de Venda Nova para detectar o grau de satisfação do morador com os serviços prestados no município. Realizada em abril deste ano pelo Instituto Futura, o estudou mostra que 87% não trocariam o município por outro no Estado.
A qualidade de vida é apontada como principal fator de permanência no município, que faz 19 anos no próximo dia 10. A pesquisa mostra que a satisfação de viver em Venda Nova é muito grande. O nível alcança 63,07% de muito alto mais alto.
Os serviços considerados mais importantes, de acordo com a lista de prioridade, foram de saúde (62,28%), educação infantil/creches (59,55%), atividades de geração de emprego e renda (58,56%), coleta de lixo (57,07%), dentre outras (Confira abaixo).
No entanto, é forte a preocupação com a segurança pública e com a saúde, já que estes também são citados como principais problemas do município. Um total de 23,82% dos entrevistados disse que o maior problema é a saúde, seguido da falta de drenagem e pavimentação das ruas (15,88%), falta de saneamento (15,14%) e segurança e violência (11,17%).
No caso específico da saúde, são apontados como principais gargalos a falta de médicos/especialidades médicas no município (33,75%) e dificuldade para agendar consultas pelo SUS (24,07%).
Ainda segundo a pesquisa, os moradores sentem falta de atividades, leis e projetos que promovam a geração de emprego e renda.
Menos de 7% têm diploma superior
Os moradores que concluíram ou não o ensino superior não totalizam nem 7% dos entrevistados. Ainda em relação ao grau de instrução, 50,60% têm o primeiro grau incompleto. A mesma pesquisa mostra que, num universo de 403 entrevistados, 64,88% não possuem acesso à Internet.
Pesquisa norteará plano
A pesquisa teve direção do cientista político João Gualberto Vasconcellos e dos economistas José Luiz Soares Orrico e Orlando Caliman com coordenação geral da estatística Fabíola Miranda von Rondow. Foram 403 entrevistas quantitativas com base nos dados do IBGE referentes à região.
Cerca de 50% dos entrevistados são da Sede do município, contra 25,06% do distrito de Alto Caxixe e 24,57% de São João de Viçosa. A maioria tem entre 20 e 39 anos (50,37% do total) e renda familiar média de R$ 999,96. Quase 39% possuem renda familiar de 1 a 2 salários mínimos.
O presidente da Câmara, Marco Grillo, disse que a pesquisa foi feita com objetivo de buscar subsídios para o Plano de Ação 2007/2008, também realizado com assessoria do Instituto Futura. As audiências públicas também estão entre essas ações. Na primeira reunião de trabalho, em 5 de fevereiro, ficou constatada a necessidade de aumentar a comunicação da Câmara com a população.
Avaliação serviços (lista de prioridades)
Serviços de saúde- 62,28%
Educação infantil/creches- 59,55%
Atividades de geração de emprego e renda- 58,56%
Coleta de lixo- 57,07%
Serviços de coleta de lixo e tratamento de esgoto- 56,58%
Abastecimento de água- 55,83%
Ensino fundamental- 54,59%
Segurança pública- 53,35%
Limpeza pública- 52,85%
Serviço de proteção ao Meio Ambiente- 52,36%
Ensino Médio- 52,11%
* Todos esses serviços apresentaram percentuais elevados de muito importante
* Publicada em 05/05/2007