Um forte vendaval causou pânico e destruição no interior de Castelo, no início da tarde desta segunda-feira (09). O vento arrancou telhados de casas, de uma escola e do ginásio de esportes da comunidade de Estrela do Norte.
Cinco minutos. De acordo com o vigia da escola, Adauto Machado, esse foi o tempo que levou para a cobertura da quadra ficar destruída. “Foi um barulhão. Eu estava dentro da cantina da escola e queria sair, mas estava chovendo muito. É triste você ver uma situação dessas”, lamenta.
No colégio, que fica bem perto, o telhado também foi arrancado. Cento e cinquenta crianças estudavam na hora do vendaval. “Foi um sufoco muito grande, as crianças entraram em pânico. Nós tentamos procurar um lugar mais seguro, com medo que o teto das salas de aula caísse”, conta a diretora da escola, Maria da Penha Mota.
Na tarde desta segunda, lama e sinais de infiltração podiam ser vistos nas salas. Por causa do risco para os alunos, o local foi interditado. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lúcio Cesconetti, a escola será liberada em dois dias. Já o ginásio, deve demorar mais.
Os moradores da comunidade passaram a tarde limpando as estradas, que foram tomadas pelos galhos. O telhado da casa do aposentado Aldair Pena só não caiu também, graças a um coqueiro. “Se não fosse o pé de coco tinha achatado tudo. Poderíamos estar mortos”, diz. “O vento do jeito que veio foi muito rápido. Não dava tempo de nada”, afirmou o filho do aposentado, o lavrador Lourival Pena.
*Gazeta Online