Temperaturas elevadas e dias longos. É o que acontece durante o verão, que começou nesse domingo (21), às 21h03. A estação, que para muitos é a mais esperada do ano, vem acompanhada do que muita gente aguarda ansiosamente: sol, praia, festas de fim ano, carnaval e, claro, calor.
A previsão para esta segunda-feira já indica que a estação chegou. A expectativa é de que o dia comece com sol em todo o Estado, mas devem ocorrer pancadas de chuva, a partir da tarde, nas regiões Sul, Serrana e no sul da região Noroeste. Não chove nas demais regiões. As temperaturas variam entre 19 °C e 33 °C na região Serrana e entre 21 °C e 37 °C nas demais regiões.
Porém, nem só de calor se faz o verão. “Nesse período, existem fenômenos que causam muitas chuvas, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, a Zona de Convergência de Umidade e alguns outros que modulam as chuvas desta época do ano. Mas as chuvas devem ocorrer de forma normal, em forma de pancadas no principalmente no fim da tarde”, diz Hugo Ramos, meteorologista do Incaper.
Ele ainda afirma que, provavelmente, não devem ocorrer chuvas tão fortes quanto às do ano passado. “Por enquanto, não há a expectativa. Nós trabalhamos mais com a questão da média climatológica. Na capital, deve chover entre 200mm e 220mm em dezembro e janeiro, diminuindo um pouco em fevereiro e voltando a atingir este patamar em março, quando encerra o verão”, explica o meteorologista.
Existe uma pequena tendência de chuva na noite de Natal. Porém, como nessa época as condições do tempo costumam mudar de forma repentina, Ramos recomenda que a população continue acompanhando os boletins meteorológicos do Incaper. Para obter mais informações sobre a previsão do tempo, clique aqui.