Nas redes sociais, está circulando a história de que o Brasil terá o inverno mais frio dos últimos cem anos. Mas será que a história é verdade ou boato?
A mensagem diz: "Preparem os casacos. O Brasil terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos. As simulações atmosféricas confirmaram a indicação que já vinha sendo apontada há alguns dias: 2018 poderá ser o inverno mais rigoroso do último século no Brasil. Com as projeções atuais, não seria exagero dizer que os dias no inverno serão congelantes. É possível que todos os recordes de frio atuais do Sul, Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul sejam superados em 2018. Se a previsão se confirmar, ele vierá com um espírito realmente 'frozen', para provocar muito frio, neve e geada".
Segundo o Metsul meteorologia, a notícia é falsa. "Apesar de, tecnicamente, a chance disso ocorrer não seja zero, a probabilidade estatística que ocorra é absurdamente pequena. Ao contrário, os dados analisados mostram hoje ser provável um inverno com temperatura acima da média histórica. A nota, cujos profissionais citados nela negam as declarações, atribui o suposto inverno de frio violento ao fenômeno La Niña. Ocorre que o evento de La Niña iniciado em 2017 está nos seus últimos dias e o inverno deste ano, segundo alguns modelos, pode marcar o começo de um El Niño", informou o instituto de meteorologia.
"Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet e, em se tratando de meteorologia, acredite e reproduza conteúdos exclusivamente de fontes idôneas e reconhecidas como institutos oficiais e empresas do setor privado que possuem profissionais identificados e com responsabilidade técnica", informou a nota.