Depois de passar pela análise das comissões de Educação, de Comissão e Finanças e de Legislação, e receber parecer favorável dos relatores Davi Schettino Minete- PV, Alberto Falqueto- PDT e Tarcísio Botacin- DEM, respectivamente, o Projeto de Lei nº 010/2009 foi para o Plenário na sessão da última terça-feira, dia 26 de maio. A matéria foi aprovada em primeira discussão, por unanimidade.
O Projeto de Lei autoriza a Prefeitura custear o combustível para o transporte dos estudantes universitários, que cursam fora do município, no valor de até R$ 100 mil para até o final deste ano. O veículo deverá transportar no mínimo dez estudantes e só será concedido aos que moram em Venda Nova.
Davi Minete, que é líder do prefeito na Câmara, comentou que no ano passado, a ajuda só aconteceu no final do ano e anunciou que outras ações favoráveis aos estudantes virão. Temos que ter cuidado com a legalidade. O prefeito está atento. Ele ainda anunciou que junto com o vereador Valdir Dia- PMDB procuraram o deputado e empresário Camilo Cola- PMDB na expectativa de obter mais ajuda para os estudantes.
Tarcísio Botacin foi à tribuna se declarar favorável, mas também alertou para o cuidado com a legalidade e possibilidade da abertura de precedente. Outros estudantes que moram fora questionam e reivindicam direitos. Temos que buscar um meio em que todos se beneficiem.
Fernando Altoé- PSDB parabenizou a iniciativa e disse o quanto ela é importante para quem tem filhos estudando fora do município. Ele considera o ato polêmico, principalmente pela legalidade. Enquanto se fala que a educação é a saída para o país, as leis não favorecem apoiar quem cursa nível superior. Para ele, o Município pode ajudar muito mais ao abrir as portas para o estágio. Aprovo, mas gostaria de ver projetos mais audaciosos para ajudar os estudantes.
* Site Câmara de Venda Nova