Vereadores defendem ciclovia para Venda Nova

Os vereadores da Câmara de Venda Nova foram unânimes em aprovar a indicação Nº 002/2008, de autoria de Gervásio Ambrosim- PP, que solicita ao prefeito a viabilização de estudos e a implantação de ciclovias nas avenidas de maior fluxo de veículos da cidade. A votação foi na sessão da última terça (27).

Ao defender a Indicação, Ambrosim salientou que Venda Nova é a cidade das bicicletas. No entanto, os ciclistas ainda carecem de uma via exclusiva, pelo menos nos locais mais movimentados. Ele sugere ciclovias na avenida Lorenzo Zandonadi, na Vila Betânea, na Domingos Perim, no Centro, e nas paralelas à rodovia BR- 262.

Ambrosim disse que nos momentos de pico, isto é, quando as pessoas vão para o trabalho, para o almoço e voltam para casa, é grande a disputa de espaço entre ciclistas, motoristas e pedestres. “Temos sorte de ainda não ter acontecido um grande número de atropelamentos”.

O autor da Indicação reconhece a existência de dificuldades em executar estas obras, mas defende a contratação de um especialista para apresentar um projeto. “A iniciativa beneficiará o ciclista e também o pedestre, o motociclista e o motorista, além de dar beleza e conforto ao cenário urbano”, ao lembrar que a cidade é turística.

Colegas apóiam indicação

O vereador Chico Foletto- PSB, que se declarou favorável, acrescentou que a segurança é o principal motivo deste investimento e que os ganhos paisagísticos são secundários, apesar de importantes devido a cidade ser turística. “Quem dirige sabe a quantidade de ciclistas que disputam espaço nas avenidas e ainda há os que se arriscam às margens da BR- 262”. Foletto ainda destacou alguns problemas urbanos que levam os ciclistas a correr risco de acidentes e se dispôs a lutar por este projeto.

Eunice Caliman- PV fez um apelo para que esta indicação não fique na gaveta. Ela também defendeu um estudo sério e se colocou à disposição. “Precisamos chegar a um bom projeto, pois o trânsito de Venda Nova está cada vez mais complicado’’.

Uma cidade para o cidadão

Marco Grillo também disse fazer questão de apoiar o projeto. Ele falou das ciclovias que conheceu no município da Serra, na Grande Vitória, e em Sorocaba/SP, de onde trouxe fotos de tão encantado com a simplicidade e praticidade. Em ambos os municípios, a ciclovia foi feita ao longo dos canteiros em base asfáltica e com um traçado sinuoso que desvia das árvores. “O chão foi pintado de vermelho e contribuiu para a beleza da paisagem. A cidade precisa refletir o cidadão”.

O vereador disse que é importante buscar recursos para esta obra e para a passagem de nível na rodovia, na altura da Brasilnova. O passo seguinte incluir as obras no Orçamento de 2009, incluindo também as laterais até o distrito de São João de Viçosa. Grillo observou que todas as calçadas ao longo da Beira Rio têm rampa de acesso para cadeirantes.

* Fonte: Assessoria Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante