Na sessão da última terça-feira (5), o vereador Tarcísio Botacin- DEM se referiu à reunião que os vereadores tiveram com o prefeito Dalton Perim- PMDB no último dia 27 de setembro para tratar das mudanças do transporte dos alunos das escolas estaduais. “Mesmo com exposição de Alberto, algumas pessoas pedem que voltemos com o assunto para esclarecimentos. Na ocasião da reunião, sugeri um comunicado e foi elaborado um documento* pelas diretoras”, disse antes de ler o comunicado que explica como fica o transporte escolar a partir de 2011.
Sobre o transporte, Fernando Altoé – PSDB comentou que o prefeito esteve na Câmara e comunicou as determinações do Estado aos vereadores. No entanto, neste dia não foi falado o quanto de recurso deixa de ser repassado e quanto o Município gastaria para fazer este transporte. “Enquanto a gente não sabe, não dá para avaliar se está caro ou barato. Espero debater valores também, pois o Orçamento vai chegar e poderemos discutir juntos.”
Altoé disse que é importante avaliar o custo benefício, pois três quilômetros podem ser pouco, mas para a criança faz diferença. “O trânsito se tornou mais agressivo em relação há dez anos. É preocupante para quem tem filhos menores. O custo às vezes não é tão alto quanto em relação à segurança que gera. Se o Estado não tem recurso é preciso ver se o Município pode participar. Fica aqui minha preocupação em discutir isso com mais propriedade.”
* Texto do comunicado:
Comunicamos que o período de rematrícula para 2011 nas Escolas Estaduais será de 4 a 8 de outubro. Na oportunidade, informamos aos senhores que de acordo com as Portaria nº 153-R, de 26 de novembro de 2008 e Portaria nº 232-S, de 12 de fevereiro de 2009 da Secretaria de Estado da Educação- Sedu só serão beneficiados com o transporte escolar os alunos que residam a mais de três quilômetros da escola. Diante disso, pedimos que procurem a escola mais próxima de sua casa para a matrícula. Informamos também que, para o turno vespertino, no ano de 2011, não haverá transporte. Caso, a família queira escolher a Escola mais distante, deverá assumir o transporte de sue filho. Se a família não realizar a matrícula no período acima, o aluno perderá a vaga.
Venda Nova do Imigrante-ES, 28 de setembro de 2010.
As Escolas Estaduais de Venda Nova do Imigrante
(diretoras da EEEF Domingos Perim, EEEF Liberal Zandonadi, EEEFM Fioravante Caliman)
** Leia também: Três quilômetros a pé para estudar