* Leandro Fidelis
O trevo do Auto Posto Esmig, no km 104 da BR-262, na área central de Venda Nova, poderá ganhar semáforos para ciclistas e pedestres. É o que se espera do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit/ES após indicação dos vereadores Tiago Altoé, Acácio Côra, João Paulo Mineti e Everaldo Avanci aprovada recentemente pela Câmara Municipal. Nessa terça-feira (10), um técnico do departamento esteve na cidade para analisar o trecho pretendido para a instalação do equipamento. Na noite de quarta-feira (11), um pedestre foi atropelado no local, incidente comum na via.
De acordo com Altoé, a solicitação foi encaminhada ao superintendente regional do Dnit no Estado, Halpher Luiggi Mônico Rosa. Ele teria garantido ao vereador que a instalação do semáforo para transeuntes depende de um processo menos burocrático do que a implantação de redutores de velocidade. “Esse tipo de sinalização eletrônica deve estar integrada à estrutura do semáforo já existente, daí a escolha do trevo do Auto Posto Esmig. Ainda não temos previsão de quando isso vai ocorrer”, explicou Tiago Altoé.
Nesse trevo, existe uma faixa na cor vermelha para demarcar a passagem de ciclistas e pedestres de uma avenida para outra, intensificando ainda mais o tráfego. A única referência para quem passa é o semáforo, mas é constante a falta de atenção tanto dos transeuntes quanto dos motoristas. “A construção de ciclovias e de calçadas no perímetro urbano garantiu mais segurança aos moradores, mas atravessar a BR ainda é perigoso, uma vez que não temos sinalização adequada”, argumenta o vereador.