FMZ A Rádio
da Família

Vida longa para Dona Brígida

•Por Leandro Fidelis

Sabedoria, fé e uma lucidez impressionante. A matriarca da família Bernabé Feitosa, Brígida Elizabeta chega aos 100 anos hoje. A ex-parteira viu uma Venda Nova do Imigrante que poucos tiveram oportunidade de conhecer.

“Mudou muita coisa. Morava no interior de Castelo e, quando cheguei aqui, havia poucas casas e só mato. E hoje está o que está”, disse em entrevista ao vivo no Programa “Café das Montanhas”.

A partir de Brígida e do seu marido Antônio Roberto Feitosa, o primeiro farmacêutico da cidade, já falecido, são quatro gerações na família: nove filhos (quatro vivos), 33 netos, 39 bisnetos e dois tataranetos.

Para a anciã, este é seu maior patrimônio. “O que me deixa mais feliz é minha família, que é muito unida. Não existe outra coisa melhor no mundo que a família”.

E mais uma pergunta para a centenária: qual o segredo da longevidade? “É impossível saber falar… Passei de tudo. A miséria era muito grande… Deus que sabe explicar!”

Junto do marido, Dona Brígida Bernabé teve um papel importante na comunidade. De suas mãos, nasceram pelo menos 1.000 pessoas. Ela conta que anotou até o nascimento de número 700, mas perdeu a carteirinha. Dentre os bebês, pessoas hoje destaque na política nacional como Gerson Camata e sua mulher Rita Paste Camata.

A família Feitosa tem na matriarca um exemplo de vida. Muito emocionada, a filha Carmem destaca a positividade de Brígida. “São poucas pessoas no mundo que tem esta graça. Aprendi com ela a ter fé, fortaleza, perseverança em tudo. Ela é muito positiva”.

“Dona Brígida é fantástica, todo dia bem humorada, sempre rezando pela gente… Tenho muito orgulho dela”, diz o estudante de direito Miguel Zandonade Feitosa, um dos netos.

A família e os amigos vão comemorar o centenário de Brígida durante a missa de domingo, às 9h, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

Ouça entrevista com Dona Brígida no link de entrevistas deste site!

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´