A Vigilância Sanitária de Alfredo Chaves organiza na próxima quarta-feira, dia 08, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra sobre manuseio e estocagem correta dos alimentos de origem animal, produzidos no município.
A higienização inadequada dos alimentos, segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária Municipal, Vanuza Giacomin Nalesso, pode comprometer a qualidade nutricional do produto, além de oferecer risco para a saúde. Também discutiremos a importância de manter a vacinação em dia dos animais para o controle de doenças como a brucelose e tuberculose.
Vanusa afirma que estas são enfermidades transmitidas também ao homem e para a adesão do Selo de Inspeção Muncipal (Sim), o produtor deve comprovar as vacinações.
Conforme informações do setor existe uma lei municipal nº 132/2006, que regulamenta o Selo SIM, utilizado em alimentos produzidos no município e outros demais de procedência animal, como queijos e linguiças.
Para recebê-lo, artesão ou produtor rural deve atender aos requisitos do Código de Vigilância Sanitária Municipal, em relação à limpeza do local e higiene que envolve o processo de produção.
– Exigências para recebimento do Selo Sim:
Dentre as exigências para aprovação sanitária, importantes para o funcionamento do estabelecimento, está a necessidade de manter paredes azulejadas, lava pés, pias inox com água corrente, uniformes completos para os funcionários, armazenamento com boa ventilação, iluminação adequada e higienização completa desde a manipulação e estoque de alimentos.
Não deve conter no estabelecimento nenhum tipo de irregularidade que comprometa a qualidade e o valor nutricional do produto.
Devido à importância regulamentação e a mobilização dos produtores, o consumidor já pode contar com produtos inspecionados com o Sim, já disponíveis nos comércios locais.
* Assessoria Prefeitura Alfredo Chaves