Vigilância Sanitária organiza palestra com produtores em Alfredo Chaves

A Vigilância Sanitária de Alfredo Chaves organiza na próxima quarta-feira, dia 08, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra sobre manuseio e estocagem correta dos alimentos de origem animal, produzidos no município.

A higienização inadequada dos alimentos, segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária Municipal, Vanuza Giacomin Nalesso, pode comprometer a qualidade nutricional do produto, além de oferecer risco para a saúde. “Também discutiremos a importância de manter a vacinação em dia dos animais para o controle de doenças como a brucelose e tuberculose”.

Vanusa afirma que estas são enfermidades transmitidas também ao homem e para a adesão do Selo de Inspeção Muncipal (Sim), o produtor deve comprovar as vacinações.

Conforme informações do setor existe uma lei municipal nº 132/2006, que regulamenta o Selo SIM, utilizado em alimentos produzidos no município e outros demais de procedência animal, como queijos e linguiças.

Para recebê-lo, artesão ou produtor rural deve atender aos requisitos do Código de Vigilância Sanitária Municipal, em relação à limpeza do local e higiene que envolve o processo de produção.

Exigências para recebimento do Selo Sim:

Dentre as exigências para aprovação sanitária, importantes para o funcionamento do estabelecimento, está a necessidade de manter paredes azulejadas, lava pés, pias inox com água corrente, uniformes completos para os funcionários, armazenamento com boa ventilação, iluminação adequada e higienização completa desde a manipulação e estoque de alimentos.

Não deve conter no estabelecimento nenhum tipo de irregularidade que comprometa a qualidade e o valor nutricional do produto.

Devido à importância regulamentação e a mobilização dos produtores, o consumidor já pode contar com produtos inspecionados com o Sim, já disponíveis nos comércios locais.

* Assessoria Prefeitura Alfredo Chaves

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro