* Por Leandro Fidelis
Os moradores da Vila da Mata vão ter finalmente a sua sonhada praça a partir deste mês. A obra, esperada há mais de 15 anos, está em ritmo acelerado para ficar pronta nos próximos dias. O Centro Recreativo do bairro também está em obras para atender melhor a comunidade.
Ao todo estão sendo investidos R$ 90 mil nos dois projetos, sendo R$ 52 mil só na praça de 1.000 m². Os recursos foram adquiridos através da Associação de Moradores dos Bairros Providência e Vila da Mata- Provilam, que existe há apenas dois anos. As obras começaram em julho.
Localizada na área central do bairro, entre as ruas dos Imigrantes, do Cruzamento e do Amor Perfeito, a praça contará com área de lazer, quiosques, árvores e caixa de areia com brinquedos para crianças. O projeto prioriza ainda os deficientes físicos com uma pista no entorno com piso antiderrapante.
Segundo o presidente da Associação, Fabrício Nóia, a idéia é promover feiras comunitárias mensais com música e espaço para os moradores venderem seus produtos na pracinha. Neste mês, uma festa vai inaugurar este espaço público. Venda Nova é carente de áreas públicas. Lutamos por esta praça e vamos batalhar por recursos para mais melhorias, diz Nóia.
A dona de casa Eliete Neves Viçosi, moradora há 17 anos, está animada com a área de lazer. O terreno tinha muita água parada e fezes de animais, por isso não deixava meus filhos brincarem. Meu caçula está aprendendo a andar de bicicleta e a praça será ideal para as primeiras pedaladas.
Os bairros vizinhos da Providência e da Vila da Mata têm uma população de cerca de 4.000 habitantes. Este ano a abertura e pavimentação de uma rua interligou as duas localidades. Nos últimos anos, a oferta de imóveis e serviços aumentou consideravelmente. A localidade, no entanto, ainda enfrenta problemas com o trânsito movimentado principalmente no horário de aula da escola particular que fica no bairro.
A Vila da Mata é conhecida por sua comunidade festeira e ligada ao esporte. A festa junina é destaque na sede do município, sem contar o estádio do Rio Branco, que lota aos finais de semana com as partidas de futebol. Sem a associação nenhum projeto seria possível para o bairro. A comunidade deve participar mais das reuniões para organizarmos cada vez mais nossa associação, destaca Tião Nogueira, o vice-presidente.
Sede ampliada
No Centro Recreativo as obras começaram no final de abril. Além da Prefeitura, a ampliação da sede conta com recursos do Governo do Estado. Segundo o presidente da Provilam, estão sendo construídas mais duas salas para reuniões, catequese e o projeto de alfabetização de adultos. A obra inclui também a ampliação dos sanitários femininos na parte debaixo.
A Associação de Moradores prevê também para os próximos anos a expansão e cobertura da quadra e uma sala de informática no Centro Recreativo. Estamos abertos a doações de computadores para iniciar o projeto, frisa Sebastião Nogueira.