O socol, um embutido de carne de porco trazido pelos imigrantes do Norte da Itália e que atualmente só é produzido em Venda Nova do Imigrante, além de outros produtos do agroturismo das montanhas capixabas, serão degustados com vinho durante o 3º Encontro Internacional do Vinho, de 29 de setembro a 2 de outubro, em Pedra Azul, Domingos Martins. O objetivo é mostrar aos participantes que os produtos da culinária regional podem sim ser harmonizados com rótulos de peso.
Para isso, os chefs Juarez Campos e Gustavo Corrêa criaram cinco pratos para homenagear os imigrantes que colonizaram a região. A salada de entrada será orgânica e terá crocantes de socol e rendas de tapioca, homenageando de uma só vez a vila orgânica Domaine Ilê de France, localizada em Pedra Azul, os fabricantes de socol e os negros.
O primeiro prato será a polenta grelhada com fonduta de morbier e molho de linguiça da roça. O destaque será o morbier, queijo especial tipo francês com carvão, produzido pela família Carnielli, de Venda Nova. Já o segundo prato, um leitãozinho à baixa temperatura- uma homenagem aos mineiros- será incrementado com espumante de jabuticaba fabricado em Santa Teresa.
Todas essas delícias serão harmonizadas com cinco vinhos da região da Itália, França e Áustria. Só não foi possível homenagear os imigrantes alemães, pois, segundo o chef Gustavo Corrêa, poucos produtos deles combinam com vinho.
A programação do 3º Encontro Internacional do Vinho contará com 50 vinhos de oito países diferentes, além de 14 grandes especialistas e palestrantes, sendo nove eles internacionais. Com informações da Revista AG (Jornal A Gazeta) do último dia 11 de setembro.
Confira programação de palestras:
Dia 29/09 – Quinta-feira
Abertura: Solenidade no Salão do Lago da Pousada Pedra Azul
Dia 30/09 – Sexta-feira
Palestra Espanha: A Revolução Espanhola com uvas autóctonas e seus novos atores (oito vinhos)
Das 14h30 às 16h
Palestrante: Arthur Azevedo (Brasil). Mesa redonda: Raúl Perez (Espanha); Diego Soto Mendez (Espanha)
Palestra Top Winemakers (dez vinhos)
Das 16h30 às 18h30.
Palestrante: Ariel Pérez (Chile). Mesa redonda: Rafael Prieto (Chile); Maria Sara Sanchez (Chile) e Irene Paiva (Chile).
Palestra Vinho e Sexualidade (sete vinhos)
Das 19h às 20h30
Palestrante: Eliano Pellini (Brasil) – médico especialista em ginecologia e sexualidade.
Dia 01/10 – Sábado
Palestra Muito além da Moqueca (cinco vinhos)
Das 13h às 15h
Degustação de vinhos harmonizados com quatro pratos e uma sobremesa da culinária capixaba.
Palestrante: Ricardo Castilho (Brasil)
Eles por Elas (oito vinhos)
Das 15h30 às 17h
Palestrante: Nuria Soto (Espanha) e Jane Pizzato (Brasil). Mesa redonda: Renata Rasseli (Brasil) e Alexandra Corvo (Brasil)
Bordeaux – Berço da perfeição nas duas margens (seis vinhos)
Das 17h30 às 19h
Palestrante: Mário Telles Jr. (Brasil)
Dia 02/10 – Domingo
Champagne – Como o mais sofisticado dos vinhos venceu a guerra e os tempos difíceis (seis vinhos)
Das 10h30 às 12h
Apresentação: Ariel Pérez