Violinista vendanovense é o ‘caçula’ em turnê na Alemanha

* Redação FMZ

 

O violinista vendanovense Ricardo Bianco, de apenas 12 anos, participa de uma turnê na Alemanha. Ele é o mais novo integrante da Orquestra Jovem Paquetá, formada por 20 jovens de 12 a 22 anos, moradores da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara. O grupo embarcou no último dia 25 e se apresentará em cinco cidades alemães até o próximo dia 09.

 

O repertório é exclusivamente de compositores brasileiros. Além das apresentações das obras de compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernández, Sivuca, Tim Rescala e Tom Zé, os jovens vão interagir com músicos locais e participar de um ensaio aberto da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiadas do mundo.

 

Assista apresentação da orquestra na turnê

 
A orquestra faz parte de um projeto de capacitação artística e cultural com a música sinfônica, as artes integradas e a cidadania, o “Bem Me Quer Paquetá”. A formação do grupo musical teve início no ano 2000. “No começo, os jovens eram conhecidos como os Flautistas de Paquetá, mas aos poucos, com a entrada de outros instrumentos, foi se definindo a orquestra”, conta o coordenador do projeto, José Lavrador. Segundo ele, os jovens músicos chegaram a um nível de maturação que os capacita para a turnê.

 

“A perspectiva de uma viagem internacional provoca impacto muito grande sobre os jovens, porque muitos deles nunca tiveram oportunidade de sair do Brasil e alguns pouco conhecem outros lugares, além de Paquetá”, conta Lavrador.

Confira mais Notícias

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV