Geral

Você está em dia com as vacinas básicas?

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

* Sugestão de internauta

Durante a campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), muitas pessoas estão descobrindo que não receberam outras doses das vacinas básicas, que são aplicadas logo nos primeiros anos de vida e precisam de reforço na vida adulta. Quem chega com o cartão desatualizado ao posto de saúde, além da dose da Influenza A, tem acesso a outras vacinas, para deixá-lo em dia.

Todos os dias, na unidade de saúde da sede de Venda Nova, chegam moradores que aproveitam a campanha atual para se imunizar. As vacinas de tétano e de hepatite B são as mais procuradas. “Existe um calendário específico para adolescentes, adultos e idosos. Quem tem o cartão de vacinação de criança, deve guardá-lo, porque é documento e vai ser útil na vida adulta. Nele, a data do reforço está marcada a lápis”, informa Eduardo Dalfior, coordenador de Vigilância e Saúde do município.

A dona de casa Cristina Passamani, 37, não sabia que era possível ficar em dia aproveitando as campanhas nacionais. “Soube aqui quando apresentei o meu cartão.”

Mas, e se a pessoa perdeu o cartão? Neste caso, é necessário procurar a sala onde se vacinava quando criança onde há um cartão controle, que conta com um histórico de vacinas de cada cidadão. Em Venda Nova, segundo Dalfior, existe um banco de dados com muitos cadastros.

A campanha de vacinação contra a popular “Gripe Suína” vai até maio (Veja calendário nacional ao lado). Quem não compareceu aos dias “D’, os de maior mobilização da campanha, pode procurar o posto de saúde em dias comuns. “Não há filas, nem tumulto”, ressalta o coordenador.

Jovens temem reações alérgicas

O medo de reações alérgicas faz com que os jovens não participem da campanha de vacinação contra a gripe H1N1. De acordo com a Secretaria de Saúde, as reações comuns são dor de cabeça, diarreia, vômito e febre, com manifestação em até 48 horas, o que varia de pessoa para pessoa.

“É importante destacar que a imunização é a única forma de proteção contra a doença. Os efeitos adversos são os mesmos de qualquer vacina. A vacina contra a Gripe A é segura e a hora de vacinar é agora”, alerta Eduardo Dalfior.

Horários especiais para público entre 30 e 39 anos

A partir da próxima semana, as unidades de saúde de Venda Nova vão funcionar com horários especiais para atender à população entre 30 e 39 anos (Confira ao lado), público-alvo da campanha que começa nesta quinta-feira (13). A estratégia é abranger moradores nessa faixa etária, um total de 3.500, com dificuldade de ir às unidades de saúde durante o horário de atendimento normal.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho