* Leandro Fidelis
O ano letivo de 2009 começa nas escolas municipais de Venda Nova com novidade. Além das tradicionais disciplinas, como matemática, português e história, os alunos da 1ª à 8ª série do ensino fundamental vão ter aulas de empreendedorismo. A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com o Sebrae/ES para realizar o programa Jovens Empreendedores, Primeiros Passos nas escolas, que funcionarão a partir desta quarta-feira (4) em todo o município. A iniciativa é inovadora e oferecida em poucos municípios do Estado.
De acordo com o secretário de Educação, Edson Zandonadi, os professores das escolas de Alto Caxixe, Pindobas e São João de Viçosa primeiramente participarão de capacitação ministrada pelo Sebrae. O objetivo é implantar o programa a partir do próximo mês. Nós queremos preparar o aluno para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho. Com este programa, vamos corrigir uma das grandes falhas da educação no nosso município, diz Zandonadi.
No programa Jovens Empreendedores, crianças e jovens de sete a 14 anos aprendem, através de vivências estimulantes, a enfrentar os desafios do trabalho no mundo globalizado, por meio do planejamento, organização e implementação dos negócios.
Para o Sebrae, o futuro da mico e pequena empresa brasileira passa, obrigatoriamente, pela escola. Os professores que atuam no ensino fundamental são capacitados a oferecer oficinas desenvolvidas especialmente para cada série. As atividades utilizam material didático específico e recursos lúdicos como estratégia para o envolvimento das crianças e fixação dos conceitos, observando o grau de amadurecimento dos alunos.
Em todas as fases o objetivo é estimular a visão empreendedora e oferecer vivências relacionadas ao mundo empresarial. No final das aulas, seria realizada uma feira para apresentar o resultado dos trabalhos.