Voluntariado como ferramenta de transformação social

“Ser voluntário exige altruísmo, disponibilidade e acima de tudo, saber contribuir com seus conhecimentos no desenvolvimento de uma sociedade mais forte”. É desta maneira que Roberto Ravagnani e Felipe Mello definem “Protagonismo”, tema central do 6º Seminário IJBS de Liderança Voluntárias. O evento vai acontecer nesta quarta-feira (27), no Auditório do Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, e é promovido pelo Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), com o apoio do Bristol Vista Azul, Aroso Paço Hotel e Rádio FMZ.

O Seminário deve reunir cerca de 150 voluntários, líderes sociais e representantes de empresas parceiras do Instituto. Segundo a coordenadora de Projetos do IJBS, Ligia Beatriz Altoé, o seminário vem para reforçar o que já é tratado diariamente nas 23 associações e núcleos que atuam em prol de causas sociais em seus municípios. “O Jutta percebeu a necessidade de reforçar a motivação, a responsabilidade e solucionar fragilidades nos projetos, além de profissionalizar e aperfeiçoar os trabalhos realizados pelas associações e núcleos de serviço voluntário”, explica.

Visando essas demandas, Roberto Ravagnani e Felipe Mello, da Comunidea, pretendem mudar o conceito de voluntariado nas entidades sociais. “O trabalho voluntário pode ser uma grande ferramenta de transformação social, pessoal e profissional. Porém precisamos mudar a ideia que somos voluntários apenas quando temos tempo disponível. Ser voluntário requer a mesma responsabilidade e comprometimento que exercemos em outras atividades do nosso cotidiano”, enfatiza Roberto.

Além disso, Roberto explica que profissionalizar o voluntariado não é torna-lo um ‘negócio’ e sim “está relacionado a ensinar líderes sociais a construir uma associação autossustentável, que sabe gerar e gerenciar grupos voluntários e recursos financeiros livres de ações políticas, bem como saber identificar aptidões em seus colegas no serviço social”.

Roberto Ravagnani é voluntário há 20 anos e acredita que existem várias razões que suscitam o altruísmo. Há aqueles que são voluntários por motivações religiosas e outros que se envolvem em trabalhos solidários como forma de ‘retribuir’ a ajuda que receberam em algum momento de necessidade. “Mas existem aqueles que acreditam que a sociedade não pode esperar soluções somente de órgãos públicos. Somos todos responsáveis pelos caminhos que a sociedade segue. Podemos fazer a diferença e propor, em nossas atitudes, soluções para a comunidade em que vivemos”, enfatiza Roberto que se vê na obrigação de “servir como instrumento de transformação e exemplo de solidariedade”, disse.

Durante o evento, dinâmicas de grupo e Jogos de Confiança e Condução serão realizadas para desenvolver o espírito empreendedor nos líderes e potencializar o entrosamento entre os voluntários, além de oficinas que auxiliam na identificação de dificuldades no desenvolvimento dos projetos. É no Seminário que o participante também pode esclarecer suas dúvidas, receber orientação nos projetos da associação em que trabalha.

Instituto Jutta Batista da Silva

O Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS) tem o objetivo de capacitar líderes e representantes voluntários parceiros, incentivando-os a aperfeiçoar o trabalho realizado nas organizações das quais fazem parte. A entidade também desenvolve atividades relacionadas ao fortalecimento do capital social das comunidades de sua área de intervenção e acompanha projetos relacionados à educação, empreendedorismo e voluntariado jovem nos municípios.

O Jutta é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1983 e coordena 23 associações e núcleos voluntários presentes nos 11 municípios da região serrana do Estado, totalizando o envolvimento de 1.200 pessoas voluntárias. Para conhecer mais, acesse: ijbs-brasil.org.br

Comunidea

Roberto Ravagnani e Felipe Mello são os criadores Comunidea, em São Paulo. A Instituição tem com a missão de produzir e comunicar ideias transformadoras de forma objetiva e bem humorada, com o fim de sensibilizar pessoas para torna-las mais comprometidas com o desenvolvimento pessoal e social.

A entidade realiza palestra, oficinas, eventos, além prestar assessoria em responsabilidade social e voluntariado em empresas que desejam criar projetos sociais bem fundamentados e eficazes. Para conhecer mais, acesse:comunidea.com.br.

SERVIÇO:

VI Seminário IJBS de Lideranças Voluntárias 
Data: 27 de agosto de 2014. 
Local: Auditório do Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, Domingos Martins/ES.

Palestrantes: Felipe Mello e Roberto Ravagnani.
Inscrição e mais informações: (28) 3546-2867 (Jamile).

Programação

8h – Recepção aos participantes/ Café de boas vindas

8h30 – Abertura Oficial

9h – Palestra com o tema: “Protagonismo”

10h10 – Jogos de Confiança e Condução

10h30 – Oficina: Grupos de construção de conceitos de voluntariado – jogo orientado

11h10 – Condução da oficina e dinâmica de fechamento

11h30 – Almoço

12h45 – Dinâmica de retorno

13h – Oficina trabalhando os clichês do trabalhado voluntário – jogo orientado

14h – Jogos colaborativos

14h15 – Café

14.40 – Janela aberta: momento para dúvidas e colaborações, com participação de todos

15h30 – Momento IJBS: informações, recados, resultados

16h – Dinâmica de encerramento

16h30 – Avaliação

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão