Redação FMZ
O “Polentão” está movimentado nesses dias que antecedem a 41ª Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante, voluntários seguem trabalhando na montagem da estrutura, sinalização e decoração dos espaços do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Os preparativos na cozinha principal e no Spiover dea Nona (Puxadinho da Nona) já começaram para que a partir desta sexta-feira (4) tudo esteja finalizado para a abertura oficial.
Neste ano, o tema da Festa é Mangia che te fa bene fazendo referência à tradicional polenta e a todos os outros pratos típicos da culinária do imigrante italiano. No Spiover dea Nona, as voluntárias Adriana Falqueto, Marília Caliman e Bernadete Dal-Bó Ventorim já estão preparando, na tarde desta quarta-feira (2), os pães que serão vendidos no fim de semana. Uma das aguarias produzidas é o “pão de jacaré”, receita de família.
“O pão jacarezinho era o que a vovô fazia para entreter as crianças. A massa é a mesma de uma receita de pão comum. Como antigamente tudo era feito em casa, não tinha padaria, algumas vezes o pão era feito no formato de jacaré, tatu, para a alegria das crianças da casa”, conta a voluntária Adriana.
Essas e outras delícias típicas da culinária do imigrante italiano estarão à venda, no Puxadinho da Nona. Durante os sábado de domingos da festa, os visitantes poderão acompanhar toda a produção das massas que são feitas pelas voluntárias.
O trabalho na cozinha do Polentão, considerada o coração da Festa da Polenta, também acontece desde o início desta semana. Os voluntários já preparam os ingredientes, molhos, que irão compor o prato típico e as porções.
Clique aqui e confira a programação oficial da Festa da Polenta 2019.