Mais do que uma homenagem, um momento para agradecer e parabenizar. Assim foi a sessão, na Câmara de Vereadores de Venda Nova, na última terça-feira (25), quando a Associação de Vountárias Pró-Hospital Padre Máximo foi homenageada pelos seus 30 anos de atividade. Os membros do legislativo e aqueles que usaram a tribuna destacaram a importância da associação, não apenas para Venda Nova, como para todo o país.
Para marcar a homenagem, os vereadores entregaram uma placa à entidade, e cada uma das voluntárias presente ganhou uma rosa. A presidente da associação, Mirtes Lorenção Feitoza, afirmou que, nessas três décadas, as voluntárias sempre trabalharam para o hospital e para aqueles que precisam dele. Nosso trabalho é anônimo. Podemos atender alguém quem passa na BR, um morador do município ou uma pessoa que conhecemos. Nosso paciente foi e continua sendo o hospital.
Em seguida, a voluntária e superintendente executiva do Instituto Jutta Batista da Silva, Marlene Piazzarollo Zandonadi, relatou uma curiosidade na comemoração da data. Quando a associação foi criada, em 1979, Mirtes e Bete estavam na diretoria. E hoje, na comemoração dos 30 anos, elas estão novamente. Essa é uma feliz coincidência, destacou Marlene.
A diretoria do Padre Máximo foi representada pelo presidente, Jorge Nodari. Ele afirmou que, em 30 anos, a entidade nunca deixou de atender nenhuma necessidade do hospital. Sem a associação, o hospital não sobreviveria. Em nome da diretoria, expresso minha gratidão a todas que fazem esse trabalho tão bonito e importante.
O secretário municipal de administração, Walber Nauman, representou o prefeito, Dalton Perim, e leu uma mensagem enviada por ele. Reconheço o trabalho da associação, que marca a principal característica de Venda Nova: o voluntariado. Parabéns pelo exemplo e pelos 30 anos, dizia um trecho da carta.
Também presente, o vice-prefeito, Orlando Filetti, lembrou que conheceu o trabalho da associação da associação em janeiro de 1999 e gostou muito do que encontrou. Esse grupo é o exemplo de que é preciso a união para fazer uma coisa dar certo, declarou Filetti, parabenizando o trabalho da entidade.
Vereadores
Ao usar a tribuna, todos os vereadores mostraram orgulho pelo trabalho da associação, que ajuda a manter o hospital e ultrapassou as fronteiras do município.
O primeiro a falar foi Marco Grillo, presidente da casa. Ele ressaltou que as Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo se tornaram referência no Espírito Santo. O trabalho desenvolvido pela associação irradiou o voluntariado para o todo o Estado.
Alberto Falqueto afirmou que a associação trabalha para melhorar o hospital e fazê-lo funcionar. É muito amor e dedicação ao próximo, declarou. Em seguida, Tarcísio Botacin lembrou que em 5 de dezembro é comemorado o Dia do Voluntário, mas o importante é lembrar que o trabalho da associação não para. Pequenas ajudam produzem o milagre de grandes transformações. Que vocês sejam aplaudidas todos os dias.
Fernando Altoé declarou que não são apenas as mulheres que trabalham para a associação, pois os familiares também participa, de forma direta ou indireta. Ele ressaltou a importância da entidade para o município. Para Venda Nova, é motivo de orgulho ter uma associação como essa.
Davi Schettino Mineti terminou as homenagens afirmando que a dedicação das Voluntárias é mais antiga que a emancipação do município. Venda Nova tem 21 anos, e a associação, 30. É preciso manter o exemplo delas para que todos tenham oportunidade de fazer um trabalho voluntário.
* Veja mais momentos da sessão na Galeria de Fotos!