Cultura

Voluntários querem incrementar grupo de dança infantil

A intenção é promover um intercâmbio com o grupo adulto da Região do Trento, na Itália

* Leandro Fidelis

Um giro de três dias na Região do Trento, Norte da Itália, deu ânimo aos projetos dos voluntários do grupo de dança infantil “Piccoli Alpini”, de Venda Nova. Roger Falchetto e Ivana Scabelo, que coordenam o grupo folclórico mantido pelo Circolo Trentino, querem aproveitar a experiência naquele país para incrementar as apresentações a partir do próximo ano.

A dupla conheceu um dos oito grupos de danças típicas locais através de Rino Zandonai, diretor da Associação “Trentini nel Mondo”. O “Castello Tesino” existe há 80 anos e está sediado na cidade de mesmo nome, nos Alpes trentinos. “O interessante é que os dançarinos são todos acima de 30 anos com uma vontade incrível de manter a sua cultura”, destaca Roger.

Segundo o voluntário, os passos das danças ensaiadas em Venda Nova foram aprendidos por meio de vídeos produzidos pelo “Castello Tesino”. O grupo trentino tem associação e mantém uma sede onde ensaia e armazena a indumentária.

O grupo de dança já esteve no Brasil duas vezes, em Nova Trento e Rodeio (SC). A intenção agora é promover um intercâmbio com o grupo infantil vendanovense “Piccoli Alpini”.

Para Ivana, o desafio do grupo infantil é manter a tradição trentina nas danças e no vestuário. “Queremos ser fiéis ao traje original daquela região italiana e até ganhamos broches para nosso uniforme. Foi uma oportunidade única aprender com eles algumas danças e estabelecer este contato”.

Confira mais Notícias

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita

São Bento de Urânia revive pisa da uva no 60º Festival da Uva e do Vinho

Vagas abertas para aulas da Banda Sinfônica em Venda Nova

Exposição de Arte Alaveni valoriza talentos da infância em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para o Curso de Italiano da Afepol em Venda Nova do Imigrante

24ª Festa do Socol de Alto Bananeiras agita o feriado de maio em Venda Nova do Imigrante

39ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (30) em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante