* Leandro Fidelis
O carnaval das montanhas capixabas também tem sua velha guarda. Em Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins, na região serrana, dois “vovôs” prestes a completar 90 anos esbanjam alegria nos dias de folia.
Leandro Fidelis/Arquivo FMZ |
Seu Nilo entre passistas da escola de samba Boa Vista no carnaval de 2014. |
Na terra da polenta, Nilo Bragato (89) é o porta-bandeiras do bloco “Unidos da Bicuíba”, fundado há 11 anos pelos moradores da comunidade de mesmo nome, às margens da BR-262.
Já no município vizinho, Guilherme José Brickwedde, o “Seu Willy”, também de 89 anos, este ano comemora 70 carnavais à frente da banda Campinho.
Os aposentados têm histórias bem parecidas de amor à festa do momo. Em Venda Nova, Seu Nilo é conhecido pelas cantorias de folia de reis e quadrilhas de festas juninas.
“Eu gosto de pular, fazer festa e terminar dançando. Desde novo, aquilo que me divertia eu fazia”, conta Bragato, pai de sete filhos e avô de 14 netos.
Todos os anos, ele sai à frente do bloco carnavalesco carregando a bandeira da agremiação. Houve até quem o alertasse que o posto é mais feminino na tradição do carnaval, no entanto, Bragato diz não se importar.
Leandro Fidelis |
Seu Willy e seu companheiro inseparável: um saxofone soprano alemão de 82 anos. |
“A bandeira deve ser carregada por quem pula bonito. Tem mulher que, além de não pular, também não sorri no desfile”, disse o porta-bandeira, que quer se curar de uma tosse para cair na folia sábado (14).
Em Domingos Martins, Seu Willy vai entrar na avenida principal como faz desde de 1945: acompanhado do seu saxofone soprano fabricado na Alemanha há 82 anos.
Segundo o aposentado, quando ele tinha 20 anos, decidiu juntar o seu saxofone aos instrumentos de percussão de mais dois amigos e andar pela avenida Presidente Vargas tocando marchinhas de carnaval, trazendo as festas dos salões para a a rua.
“Minha mãe animava os bailes tocando piano. O povo da cidade sempre gostou da folia. Nas comunidades do interior, os alemães não eram muito chegados a carnaval”, conta Seu Willy.
Com o passar do tempo, mais músicos se integraram ao trio e formaram a banda Campinho, formada por 16 integrantes, que toca músicas variadas, incluindo as italianas e alemãs.
Programação de Carnaval em Venda Nova e Domingos Martins
Bloco Unidos da Bicuíba
*Bairro Bicuíba, às margens da BR-262 no Distrito de São João de Viçosa
Sexta-feira (13 de fevereiro)
20h- Esquenta de Carnaval (em frente à casa Maria Moreira) com Banda Metal Show e show com Rato Ventania
Sábado (14 de fevereiro)
8h- Início da venda de fantasias para o Bloco Unidos da Bicuíba
19h- Saída do bloco em direção ao ginásio de São João de Viçosa
21h- Tradicional baile com Leandro e seus teclados (Entrada franca)